Os recentes incêndios no interior de São Paulo devastaram quase 60 mil hectares de lavouras de cana-de-açúcar. De acordo com a Organização de Associações de Produtores de Cana do Brasil (Orplana), os produtores rurais tiveram R$ 350 milhões de prejuízo.
A Orplana informou que os incêndios afetaram áreas prontas para colheita e rebrota de cana em diversas regiões paulistas. Entre a sexta-feira 23 e o sábado 24, houve pouco mais de 2 mil focos de incêndio no Estado — 1,2 mil na sexta-feira e 305 ontem.
+ Leia mais notícias de Agronegócio em Oeste
Em Ribeirão Preto, moradores do condomínio Alphaville 3 precisaram deixar suas casas quando o fogo se aproximou dos muros do residencial.
Empresas como a Raízen, por exemplo, relataram focos de incêndio em suas áreas de produção, além de propriedades de fornecedores e outras empresas do setor sucroenergético.
Os incêndios começaram na região de São José do Rio Preto e se alastraram por Olímpia e depois Piracicaba, chegando à macrorregião de Ribeirão Preto. Cidades como Sertãozinho, Barretos, Bebedouro e Batatais também foram afetadas.
Se confirmada a hipótese de incêndio intencional, os responsáveis precisam ser encontrados com urgência. Colocaram pessoas em risco, vários animais perderam a vida, outros foram feridos e cidades estão em chamas. De qualquer modo, nossas equipes de bombeiros estão trabalhando… pic.twitter.com/IwIU53xfot
— Major Mecca (@MajorMecca) August 24, 2024
Recompensa para quem tiver informações sobre os incêndios
O Grupo Moreno ofereceu uma recompensa de R$ 30 mil por informações sobre incêndios criminosos em suas áreas de cultivo. A recompensa será concedida se as informações levarem à prisão dos responsáveis.
Na sexta-feira 23, a Orplana emitiu um comunicado repudiando os incêndios, classificados como criminosos, e destacou que produtores rurais e usinas não são responsáveis pelas queimadas, pois sofrem prejuízos financeiros com elas.
![Área afetada pelos incêndios, perto de Ribeirão Preto (SP) - 24/8/2024 | Joel Silva/Reuters](https://medias.revistaoeste.com/qa-staging/wp-content/uploads/2024/08/Incendios-2.jpg)
![Vista aérea da zona sul da cidade de Ribeirão Preto, na manhã deste domingo (25), mostra o resultado dos incêndios florestais que atingem o Estado de Estado de São Paulo | Foto: Thiago Calil/AGIF - Agência de Fotografia/ Estadão Conteúdo](https://medias.revistaoeste.com/qa-staging/wp-content/uploads/2024/08/queimadas-2-scaled.jpg)
![Incêndios São Paulo chuva escura](https://medias.revistaoeste.com/qa-staging/wp-content/uploads/2024/08/Incendios-1.jpg)
![Incêndio fazenda Caiapônia Goiás](https://medias.revistaoeste.com/qa-staging/wp-content/uploads/2024/08/Incendio-3.jpg)
![Ao fundo, um bombeiro atua para conter as chamas em Batatais | Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros de Batatais](https://medias.revistaoeste.com/qa-staging/wp-content/uploads/2024/08/Batatais.jpg)
![Foto: Reprodução/Twitter/X/@mrandaf_](https://medias.revistaoeste.com/qa-staging/wp-content/uploads/2024/08/Distrito-Federal.jpg)
![Ribeirão Preto teve 14 focos de incêndio espalhados pela cidade | Foto: Reprodução/Redes sociais](https://medias.revistaoeste.com/qa-staging/wp-content/uploads/2024/08/Riberao-Preto-Destaque.jpg)
![Um densa camada de fumaça encobre parte da zona sul de Ribeirão Preto, em virtude dos incêndios - 23/8/2024 | Foto: Joel Silva/FotoArena/Estadão Conteúdo](https://medias.revistaoeste.com/qa-staging/wp-content/uploads/2024/08/Incendio-1.jpg)
Queimar lavouras de cana era uma prática comum no passado, especialmente na região de Ribeirão Preto, mas foi reduzida depois da assinatura do protocolo agroambiental em 2007. A queima prejudica outras atividades nas usinas, como a produção de etanol de segunda geração.
Nos últimos dias, duas pessoas foram presas suspeitas de atearem fogo em vegetação em São José do Rio Preto e Batatais.
Bolsonaro é o culpado, PF vai atuar! kkkkkkkkkkk