Os incêndios em áreas rurais do Estado de São Paulo causaram temor no mercado financeiro. Os contratos futuros de açúcar na Bolsa de Nova York abriram em alta nesta segunda-feira, 26. Por volta de 14h, esses papéis já acumulavam 6% de valorização.
O Estado é o grande produtor de açúcar do Brasil, em torno de 60% da fabricação nacional vem do Estado. O país responde por quase 25% de todo o açúcar disponível no mundo e abastece metade do mercado entre as nações.
Na última sexta-feira, 23, teve início uma série de incêndios em áreas rurais do de São Paulo. Ao todo, as chamas atingiram plantações em 25 municípios. Eles fazem parte das maiores regiões produtoras do Estado, como, por exemplo, Ribeirão Preto, Araraquara, Franca, Sertãozinho e São José do Rio Preto — lar de grandes indústrias do setor canavieiro.
Impactos do incêndios em São Paulo
Os focos dos incêndio no território São Paulo acabaram no domingo 25, depois de chuvas, que ajudaram a controlar as chamas. Contudo, o prejuízo no agro do Estado pode passar de R$ 1 bilhão, segundo Tarcísio de Freitas, governador paulista.
As chamas cobriram cerca de 20 mil hectares, resultando na destruição de plantações, instalações e animais. No sábado, houve o bloqueio de trechos de rodovias em razão da fumaça.
Leia também:
Além disso, há o impacto nas áreas urbanas, com a fuligem levada pelo vento. Algumas cidades como Ribeirão Preto, por exemplo, suspenderam as aulas na rede municipal de ensino para higienizar as escolas.