Ao longo de 2023, os frigoríficos bateram recorde de produção de carne bovina no Brasil. Os números do são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
De acordo com o IBGE, os abates de 2023 resultaram em 8,9 milhões de toneladas. É a maior produção já registrada pela indústria de carne bovina no Brasil.
Até então, o melhor resultado era o de 8,2 milhões de toneladas em um mesmo ano — alcançadas em 2019. Assim, o registro de 2023 é 8% maior que o recorde anterior.
Além disso, a produção de 2023 representa um crescimento de 11% sobre 2022. Desse modo, o setor privado aumentou a oferta em quase 1 milhão entre os dois anos.
Carne bovina para o Brasil
Atualmente, o país está entre os grandes fornecedores desse alimento para a humanidade. E a maior parte da produção nacional fica no mercado interno. O rebanho do país é de cerca de 230 milhões de toneladas, conforme registra a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
Por volta de 7 de cada 10 kg de carne bovina produzidas no Brasil ficam no mercado interno, segundo as projeções da Conab. A estimativa oficial mostra que o brasileiro consome 31 kg desse alimento por ano, em média.
Parabéns ao Agronegócio Brasileiro que é tão vilipendiado pela midia.