Iniciativa da Embrapa mapeia startups do agro

Radar Agtech Brasil 2022 vai ser lançado em outubro
-Publicidade-
<i>Agtech</i> é o nome dado às <i>startups</i> do agronegócio
Agtech é o nome dado às startups do agronegócio | Foto: Kaspars Grinvalds/Shutterstock

O Radar Agtech Brasil mapeia as startups do agronegócio em todo o país. A iniciativa é encabeçada pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. As companhias que queiram participar da edição 2022 têm até 31 de maio para se cadastrar.

A elaboração do mapeamento também conta com a parceria da SP Ventures e a Homo Ludens Research & Consulting para a elaboração. O catálogo confere visibilidade nacional e internacional às empresas listadas, segundo a Embrapa. Agtech é o nome dado às startups do agronegócio. Ou seja: é como são chamadas as empresas inovadoras que estão em formação focadas na agropecuária.

“Em 2022, a publicação vai ganhar versões em inglês e mandarim, em parceria com a empresa Plug and Play China”, disse Luiz Sakuda, sócio-fundador da Homo Ludens.

-Publicidade-

O cadastro das startups do agro

No cadastramento, são coletadas informações básicas sobre a empresa, como localização, site, data de fundação e contato. Além disso, é feita a categorização da agtech no processo de produção, sendo oferecidas alternativas para as etapas antes, dentro e depois da fazenda.

A área de atuação das startups do agronegócio também são identificadas, podendo ser: pecuária, aquicultura, suinocultura, avicultura, grãos, horticultura e frutas, entre outros. O formulário coleta, ainda, sugestões e desafios das agtechs.

“As informações viabilizam o acompanhamento detalhado do segmento para fins de políticas públicas e também fomentam e potencializam parcerias e negócios com o setor privado”, afirma o secretário de Inovação e Negócios da Embrapa, Raul Rosinha.

Na última edição do mapeamento, além de divulgar os resultados do levantamento pelo site, foi produzido um livro para facilitar a circulação das informações coletadas pelo estudo.

“O Radar Agtech Brasil tem sido a principal fonte de informações para quem deseja obter um panorama das empresas de base tecnológica do setor e dos investidores que têm realizado aportes em agtechs no Brasil”, disse Francisco Jardim, sócio-fundador da SP Ventures. O lançamento da edição 2022 do mapeamento está previsto para outubro.

-Publicidade-
Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.