O economista-chefe da Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul, Antonio da Luz, disse ao que o governo só “bagunçou o mercado” com o leilão de compra de arroz, cujo cancelamento foi anunciado na terça-feira, 11, depois das suspeitas de irregularidades e direcionamento.
+ Leia as últimas notícias de Agronegócio no site da Revista Oeste
“O governo, quando interveio no mercado, criou uma alta no preço. Quando ele disse para as pessoas que podia faltar arroz, as pessoas saíram para o supermercado para se abastecer. O preço subiu ao consumidor”, disse o economista.
E prosseguiu: “E quando ele disse que vai fazer um leilão de 1 milhão de toneladas, o preço do (arroz no) Mercosul explodiu. E quando disse que não compraria do Mercosul, compraria de fora, o preço na Tailândia e no Vietnã subiu. Olha só que loucura, oferta e demanda. Só o governo não entende isso”, declarou.
Leilão do arroz foi um “desrespeito” com o produtor rural do RS
“Agora, com a saída do governo do mercado, pelo menos temporariamente, não sei se eles vão voltar ou não. Acho que não, embora eles digam que sim, eu acredito que as coisas vão voltar à normalidade. Porque o mercado está todo bagunçado. O governo só bagunçou”, afirmou Antonio da Luz. Segundo ele, o leilão foi um “desrespeito” com o produtor rural do Rio Grande do Sul.
O leilão para compra de arroz foi cancelado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) depois de a imprensa e a oposição levantarem suspeitas sobre empresas que venceram o certame. Uma delas, por exemplo, é uma mercearia de Macapá cujo nome fantasia é “Queijo Minas”.
Redação Oeste, com informações da Agência Estado
SEM SURPRESAS.
Este processo de importação tinha jeito de corrupção, cheiro de corrupção… é corrupção que é matéria onde o PT possui cátedra em qualquer operação.
Agora sei o que é “a mão invisível do mercado”!
Esse governo SEMPRE que resolve tomar aguma medida, ou é para piorar ou é para prejudicar. Nunca vi tamanha INCOMPETÊNCIA, e tanto descolamento com a realidade. Já está passando da hora desse governo cair.
Teve de cancelar, mas essa ideia tem de ser abortada de vez.
O que mais está faltando pra esse anormal criminoso ser DEFENESTRADO da presidência??
como sempe muitas matérias tem falhas e não explicam para quem não está acostumado com exportações, importaçõss e leilões. A primeira, que é inacreditável é fazer leilão de produto que não existe. Aqui no banhado do sul, num leilão de bois e cavalos, os bichos estão prsentes e os compradores vêm o produto, até mesmo pela internet, dão o lance, e o vencedor leva o produto na hora e paga na hora. Se os valores são maiores, uma agência piloto do Banco do Brasil setá presente para oferecer crédito.
Governo de medíocres, corruptos e marginais, não se pode esperar dele leitura após os prefácios dos livros de economia com efetivo desenvolvimento de mercado.
Infeliz escolhas, geralmente acarretam em consequências tristes!