No mês passado, o barista Boram Um foi responsável por trazer um título mundial para o Brasil. Ele venceu o World Barista Championship (WBC), considerado a “olimpíada do café”.
+ Leia as últimas notícias sobre Agronegócio no site da Revista Oeste
Agora, o melhor barista do mundo apresentou o passo a passo de como fazer o café coado perfeito, conforme afirmou em contato com o site G1. As dicas de Boram foram feitas ao lado de seu irmão, Goram Um, que também tem destaque no cenário internacional: ficou em terceiro na edição deste ano do World Brewers Cup.
Leia mais:
“O café tem uma doçura natural, ele tem suas características naturais, e a gente não quer criar uma bebida desbalanceada”, indica Boram, em contato com o G1. “A ideia é que a gente aprecie a doçura natural do café e ainda é muito melhor para saúde.”
Barista e o café coado perfeito em seis etapas
O melhor barista do mundo e o irmão dele listaram cinco etapas para se produzir um café coado perfeito. Confira o passo a passo que eles indicaram ao G1:
- 1 — Qualidade da água
Um bom café começa pela água, garantem os irmãos baristas. E ela precisa ser mineral ou filtrada. Nesse sentido, Garam informa que “construiu” a sua própria água na disputa internacional, com ele selecionando e inserindo os minerais que considerava necessários.
- 2 — Temperatura da água
Segundo a dupla de baristas brasileiros, não basta apenas ferver a água. É preciso ter controle total da temperatura. Para isso, os irmãos Um falam em 94ºC a 96ºC — com o detalhe de deixar as bolhas de fervura desaparecerem para começar a coar o café.
Leia também: “Startup afirma que beber café é racismo”
- 3 — Molhar o coador
Não se indica começar a colocar café antes de molhar o coador a ser usado. De acordo com a dupla de baristas, é preciso umedecer o coador antes do processo. Os irmãos Um afirmam que esse procedimento ajuda a bebida a ficar mais limpa, sem cheiro nem gosto do coador.
- 4 — Proporção entre café e água
Para os dois irmãos baristas, há proporção exata entre café e água. Eles afirmam que o ideal é uma colher de sopa do café a cada 100 ml de água.
- Pré-infusão na hora de coar
Segundo os dois baristas, o ideal é fazer processo de pré-infusão antes de começar a coar o café. De acordo com eles, é preciso umedecer o pé e esperar a água ser absolvida — e esperar de 30 a 45 segundos para despejar o restante da água, sempre em movimentos circulares.
Leia também: “A tacada que pode tirar a liderança da 3 Corações no setor de café no Brasil”, coluna de Bruno Meyer no site da Revista Oeste
Gostei, mas convenhamos. É muita by tholahgem.
“De acordo com eles,é preciso umedecer o pé e esperar a água ser “ABSOLVIDA”…”
Mas em primeira ou segunda instância? Ou será que tem que esperar o trânsito em julgado?
Melhor “queimar o pé”. 😁