Um dos cortes mais apreciados pelos brasileiros, a picanha pode ficar ainda mais cara em 2025. Isso porque a produção de carne bovina deve cair quase 5% ao longo do ano, reduzindo a oferta e pressionando o preço.
A projeção para a queda na oferta de carne bovina é da Companhia Nacional de Abastecimento, órgão vinculado ao governo federal. De acordo com a estimativa, haverá uma redução de 535 mil toneladas na produção.
+ Leia mais notícias de Agronegócio em Oeste
Ao mesmo tempo, as exportações continuarão aumentando — outro fator que contribui para elevar a demanda e o preço. Os embarques devem ter um incremento de 78 mil toneladas. Assim, com mais vendas e menos produção, a disponibilidade para o mercado interno deve cair quase 9%.
Produção de carne para o Brasil
Ao longo de 2025, o agronegócio brasileiro deve produzir quase 10,3 milhões de toneladas de proteína bovina.
Cerca de 6,5 milhões de toneladas serão destinadas ao mercado externo. A produção média é de 32 kg por habitante, o que faz da carne bovina a segunda mais consumida pela população do país. A primeira é a carne de frango, com cerca de 50 kg por pessoa, e a terceira é a carne suína, com 20 kg por brasileiro. Esses três tipos de carne são as principais fontes de proteína animal para a população local.
Menos picanha no pasto
A queda na produção de carne bovina ocorre em meio à redução do rebanho. De acordo com a Conab, a população bovina cairá pelo terceiro ano seguido. De 2024 para 2025, a redução prevista é de 700 mil cabeças — é 1,4 milhão de picanhas a menos, uma vez que são duas peças por animal.
E a carne para o produtor continua barata .
E a carne para o produtor continua barata .