As entregas de fertilizantes entre janeiro e março de 2024 no Brasil aumentaram 1,4%, em comparação ao mesmo período do ano anterior. Os dados são da Associação Nacional para Difusão de Adubos (Anda).
De acordo com Anda, as entregas do período somaram 8,7 mil toneladas de fertilizantes. O grande destaque foi o Mato Grosso, com 2 mil toneladas (quase 25% do total). O Estado é o principal produtor de grãos do Brasil, atividade que é considerada como carro-chefe do agronegócio local.
Fertilizantes e a soja no Mato Grosso
A agricultura mato-grossense ocorre principalmente em áreas de cerrado. Nos solos desses locais, a fertilização com adubos é vital para o cultivo.
Graças ao uso dessa tecnologia, o Brasil se tornou um dos mais importantes produtores de alimentos do planeta, sendo assim país indispensável para a segurança alimentar da humanidade. Um dos grandes destaques da produção nacional de grãos é a safra brasileira de soja — a maior do mundo.
Não por acaso, o maior produtor de soja do Brasil é o Mato Grosso. O Estado que mais consome fertilizantes no país responde por cerca de 26% de toda a soja produzida do Brasil — o que equivale a por volta de 10% do consumo do grão em todo planeta.