O governo do México autorizou a importação de carne bovina do Brasil. Os embarques podem começar nesta semana, de acordo com uma nota publicada na terça-feira 7 pelo Ministério da Agricultura.
Foram 12 anos de negociações para a abertura do mercado do México para a carne do Brasil. A pasta informou que as exportações poderão ser feitas com produto de Santa Catarina, que conta com o reconhecimento da Organização Mundial de Saúde Animal de zona livre de febre aftosa e também a carne maturada e desossada de outros 14 Estados brasileiros.
Os mexicanos consomem quase 2 milhões de toneladas de proteína bovina por ano, segundo os dados do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos. Com a população próxima dos 130 milhões de habitantes, são cerca de 15 quilos por pessoa por ano. Para efeito de comparação, a demanda anual brasileira é por volta de 25 quilos por habitante.
Estimativas do governo norte-americano mostram que o México irá importar 180 mil toneladas de carne bovina. Ao mesmo tempo, o Brasil deve enviar 3 milhões de toneladas de carne bovina para todo o mercado externo.
Leia mais: “O Brasil vai alimentar o mundo”, entrevista concedida por Celso Moretti, presidente da Embrapa, para a Edição 103 da Revista Oeste