Um estudo recente calculou a importância das minhocas para a produção global de alimentos. A pesquisa chegou à conclusão de que esses pequenos animais contribuem com o percentual de, aproximadamente, 6,5% e 2,3% da produção anual de grãos e de leguminosas, respectivamente.
Os responsáveis são pesquisadores da Universidade Estadual do Colorado (CSU), nos Estados Unidos. Eles publicaram o estudo na revista acadêmica Nature Communications.
República das minhocas
Esse percentual significa que as minhocas podem ser as responsáveis pela produção de até 140 milhões de toneladas métricas de alimentos anualmente. O montante é quase a mesma quantidade de grãos de cereais que a Rússia, quarto maior produtor do mundo, cultiva por ano.
Mais lida do dia: “‘Capital dos ovos’ é uma das cidades mais ricas do Brasil”
Que as minhocas colaboram para o crescimento das plantas, por meio da manutenção de um solo saudável, já era um fato conhecido. Há estimativas indicando que elas podem aumentar em cerca de 25% a produtividade geral das plantas.
Aliada também no combate à seca
“Poderemos aproveitar melhor esta biodiversidade e produzir agroecossistemas mais sustentáveis”, disse Steven Fonte, professor da CSU e principal autor do estudo. “Este trabalho destaca esse potencial.”
As informações obtidas poderão ajudar, futuramente, até a enfrentar a seca e a erosão, de acordo com o professor. As minhocas, por exemplo, têm a capacidade de melhorar a porosidade do solo, o que ajuda na captação e retenção de água.
Leia também: “Estranha invasão de minhocas no Ártico pode alterar a biodiversidade local”
A Natureza é o que é, cabe ao Homem entender seus processos naturais e colaborar para que eles fluam bem.
Longe das hipóteses dos idiotas-úteis, dos cientistas sociais que se baseiam no que terceiros pensam e desejam que aconteça, as ciências naturais tratam da realidade, dos pés no chão o tanto quanto possível à época!
Por isso não é apenas triste, mas muito temerário, os profissionais das atividades de humanas saírem por aí dando seus palpites, seus tiros no escuro, jogando moedas ao alto.
Pior ainda o pessoal do Direito quando chega a procurador e/ou funções de juiz.
Fugidios de matemática, física, química, ciências naturais, genética, biologia, zoologia, fitotecnia, lógica matemática e demais disciplinas que obrigam à realidade, por pura limitação, complexo e necessidade de auto afirmação, tentam impor seus devaneios à sociedade; são criminosos quando com o poder nas mãos e atuam sob o Efeito Dunning-Kruger!
Outro assunto extremamente interessante para ser abordado, é da teia de cogumelos que habita o solo, e que, ao longo de anos, permite à vida de novo aonde não mais existia!