Revista Oeste - Eleições 2022

Ministério da Agricultura treina fiscais da cerveja

A produção nacional da bebida deve atingir 15 bilhões de litros
-Publicidade-
Mercado de cerveja está crescendo no Brasil | Foto: Reprodução/Pixabay
Mercado de cerveja está crescendo no Brasil | Foto: Reprodução/Pixabay

Entre 20 e 24 de maio, o Ministério da Agricultura (Mapa) promoveu o treinamento de um grupo de auditores na produção de cerveja para ampliar seu conhecimento. A capacitação ocorreu em formato híbrido.

O setor é responsável por quase 2% do Produto Interno Bruto do Brasil, conforme dados da Associação Brasileira da Indústria da Cerveja. Em 2022, a produção nacional da bebida deve atingir 15 bilhões de litros.

Com o treinamento, o Mapa distribuiu conteúdos relacionados a inovações do setor, boas práticas de fabricação e interpretação de resultados de análises, entre outros. Ao todo, 70 servidores participaram. Deles, 53 em modo à distância, em tempo real. Os 13 restante fizeram o treinamento em modo presencial, na Superintendência Federal de Agricultura de São Paulo.

-Publicidade-

O Mapa vem intensificando a fiscalização do setor para mitigar riscos ao consumidor, de acordo com Marcelo Mota, coordenador de fiscalização de vinhos e bebidas do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal.

“Na prática, caso ocorra algum problema no processo, os riscos para a saúde do consumidor são minimizados”, explicou. Ele afirma que houve grande crescimento da atividade em variados portes e escalas de produção do setor.

Treinamento prático dos auditores da cerveja

O grupo treinado presencialmente em São Paulo visitou o Instituto da Cerveja do Brasil e uma indústria localizada em Guarulhos. A organização oferece capacitação para quem deseja empreender e se capacitar nesse universo das cervejarias. Na quarta-feira 22, os auditores fiscais estiveram no local e acompanharam diversas palestras sobre o tema.

Na quinta-feira 23, o grupo realizou uma visita técnica a um estabelecimento localizado na cidade de Guarulhos. Os auditores puderam conhecer de perto as instalações e a estrutura produtiva de uma fábrica de cerveja.

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

5 comentários Ver comentários

  1. Por conta do crescimento das cervejas artesanais, as grandes marcas comerciais passaram a vender as cervejas puro malte, ou seja todas as marcas admitiram que estavam falsificando cerveja. Portanto tem que fiscalizar mesmo.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.