O ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, anunciou na quarta-feira 8, que intermediou uma negociação entre os líderes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e a Suzano, produtora de papel e celulose. A reunião será em 16 de março, segundo comunicado de Teixeira.
O MST invadiu três áreas produtivas da Suzano, nos municípios de Mucuri, Teixeira de Freitas e Caravelas, no sul da Bahia. Na quarta-feira, a empresa anunciou que os invasores tinham saído das propriedades.
Com a negociação, o ministro tenta recuperar um acordo feito em 2015, entre MST e Suzano, para chegar a um consenso sobre a destinação de terras da empresa no sul da Bahia. Na época, a justiça determinou que a Suzano indicasse terrenos para cerca de 450 famílias do MST.
Segundo o ministro Paulo Teixeira, a Suzano reconhece as obrigações assumidas no acordo e agora vai avaliar os meios de executá-las. A multinacional, no entanto, alega que o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) ainda não realizou as demarcações necessárias na região, e que cumpriu todos os termos do acordo que dependiam da empresa.
As áreas invadidas pelo MST, ao contrário do que alegam seus líderes, não eram improdutivas e tampouco tinham problemas ambientais. A Justiça da Bahia determinou a imediata saída dos invasores e fixou multa de R$ 5 mil por dia. Na decisão, o magistrado autorizou o uso da força para retirar os invasores.
Negociação entre o proprietario e o invasor?
vamos ver se eu entendi direito essa notícia: um ladrão invade minha casa, a polícia manda ele sair (mas não o prende), e depois eu ainda tenho que negociar com ele? – que b***a de país é esse? – o que estão fazendo os conservadores que elegemos que se não mexem para acabar com esse put**ro em que se transformou nosso Poder Judiciário que está dominado pela vermelhada?
… sua resposta o nome do país é Bostolândia .
Pelo que sei, o presiente da Suzano assinou a “cartinha pela democracia”. Assinou, tem que pagar…rs
Nada que um bom acordo em $$$$$$$$$, não resolva !
Este lixo da sociedade deveria ser extinto. Todos com camiseta do MST novinhas em folha, carros novos. É uma máfia que conquista terra e depois as revende para ter lucro.
Uma verdadeira Organização Criminosa.
só tem meia dúzia de MST mesmo – os demais são recrutados em meio a pessoas desocupadas (figurantes então) que recebem alguma graninha para participar do crime que a “justiça” (vinculada ao SIstemaL) faz de conta que não vê.
Invasão de propriedade privada é crime. Não existe espaço para negociação. É para colocar os criminosos em ônibus e levar para o ginásio da academia da polícia em Brasília.
Vergonhoso, criminoso pois os terroristas do MST fizeram o mesmo que vagabundos vândalos também criminosos fizeram na Braa-ILHA sob clara conivência dos podres poderes invadidos é assim que o povo entende aquilo como já entendeu que os reis da CPI KHam fino diante da irresponsabilidade criminosa e óbvia … cadê os tutores ditadores e censores das cortes que não dão um pio contra o que o 9D um dia ameaçou colocar nas ruas e os chamou ufana e claramente de “exército do Stédile”? este país perdeu a memória, a vergonha ou o mínimo de decência que tínhamos? Cazuza seu sonho se realizou !!!
Negociação? Agora os criminosos invadem terras de propriedade legal dos outros e para saírem ter que haver negociação entre o proprietário legal e os criminosos? Que inversão é esta, que democracia é esta? Triste país ao contrário.
Planeta Simpsons ou Inferno Vermelho ?
Esse bando de baderneiros tinha desaparecido, a volta do PT como sempre o retrocesso. Partido nefasto.