Burger King, Outback, Starbucks, Petrobras, empresas de logística e até mesmo a criação de uma nova Bolsa de Valores. Entre rumores e notas oficiais, os interesses e os investimentos do Mubadala no Brasil não param de crescer. Na última quinta-feira, 28, Ricardo Paes, diretor de relações estratégicas das operações do fundo no Brasil, teve um encontro com o Ministro da Agricultura, Carlos Fávaro.
A reunião aconteceu em Brasília, na Esplanada do Ministérios. O Mubadala é um fundo de investimentos sob o controle da Família Real do Abu Dhabi — nação dos Emirados Árabes Unidos.
Interesses de Abu Dhabi
A Família Real de Abu Dhabi criou o fundo há 7 anos para fazer investimentos estratégicos para o desenvolvimento dos Emirados Árabes Unidos. O país se tornou famoso pela geração de riqueza com a exploração de recursos naturais, como gás e petróleo. Contudo, seu território fica a desejar quando o assunto é agronegócio. Ou seja: é deficiente nas produções de alimentos, matérias-primas e bioenergia sustentável, como os biocombustíveis — áreas em que o Brasil exerce papel de liderança.
Na reunião com Fávaro, Paes mostrou um projeto para produzir biocombustíveis com macaúba. O plano está em desenvolvimento na Bahia e envolve o plantio de 200 mil hectares — mais de duas vezes a área de Abu Dhabi. De acordo com o CEO do Mubadala no Brasil, entre 20% e 25% dessa área serão cultivados por pequenos agricultores de até 100 hectares.