Na quarta-feira, 26, uma estrutura de armazenagem da C.Vale explodiu. Tecnicamente, não se tratava de um silo, mas, sim, de alguns armazéns graneleiros, que ficavam no município de Palotina, no Paraná.
Os dois tipos de estrutura, contudo, têm a mesma finalidade: fazer a armazenagem de grãos. Porém, um silo tem o formato cilíndrico e fica na vertical — a explosão da empresa no Paraná ocorreu em uma construção na horizontal. Ou seja: em um armazém. Até o momento, o acidente deixou pelo menos oito mortos.
O tamanho da C.Vale
A C.Vale é uma cooperativa focada na agropecuária que atua em cinco Estados brasileiros e no Paraguai. Ela está entre as maiores do setor no Brasil.
A lista de Estados brasileiros em que a empresa atua é formada por Paraná, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Todos eles, expressivos produtores de grãos no país. Os produtores mato-grossenses e paranaenses, por exemplo, são responsáveis pelas maiores safras de soja no país.
Somando toda estrutura que gerencia, a C.Vale conseguiu armazenar 3 milhões de toneladas de grãos em 2022. Seus cooperados produziram 1,6 milhão de toneladas de soja e 2,1 milhão de toneladas de milho. São cerca de 26 mil associados e quase 14 mil funcionários.
A cooperativa faturou R$ 22,7 bilhões em 2022, de acordo com seu relatório de resultados. Dessa cifra, R$ 6,5 bilhões foram com o braço industrial.
Em comparação ao ano anterior, o faturamento da empresa cresceu 30%. A receita do braço industrial, por sua vez, aumentou 53%.
Silos e armazéns no Paraná
Atualmente, existem pouco mais de mil silos no Paraná. Juntos, eles são capazes de abrigar 18,6 milhões de toneladas de grãos de uma só vez.
Não existe coincidência….
Para se desvendar a explosão devido ao acumulo de pó no ambiente dos armazéns graneleiros, ha de investigar
e descobrir a fonte de ignição. O pó orgânico, proveniente da manipulação de grãos principalmente do milho, soja e trigo são altamente inflamáveis.
O sistema de captação de pós e poeiras deve ser limpo antes de cada safra, para ser eficaz e eficiente o mesmo acontecendo com o sistema de exaustão de ar dos tuneis, galerias e pés dos elevadores de canecas. Este caso deve ser periciado e levado a consideração de outras unidades armazenadoras do Brasil, para que casos iguais não mais aconteçam. Funcionários destas unidades armazenadoras devem ser treinados e orientados, pois desastres desta natureza ceifam vidas e o prejuízo material e de ordem elevadíssima.
O Agro brasileiro dá show de produção para o mundo inteiro aplaudir. Todos os anos são milhões de toneladas de alimentos para o Brasil e para o mundo. Parabéns aos agropecuaristas brasileiros.
👏👏👏👏👏👏
precisa ficar de olho, vai que é o mst com novas atividades
Como em 8/1, fica aquela enorme suspeita.
Causa mais provável é a chamada “explosão do pó”. A poeira que sai dos grãos armazenados fica suspensa no ar dentro dos túneis que fazem parte dos armazéns graneleiros (não são silos) que eram construídos no Brasil até a década de 80. Quando a umidade do ar baixa de 50% esse pó tem a propriedade de ser inflamável; como o fogo, nessas condições, se propaga a velocidade muito alta, tem o efeito de provocar uma explosão. Se a concentração de poeira nos túneis for muito alta e as condições meteorológicas forem propícias, qualquer faísca pode dar origem a uma explosão do pó.
Interessante. Quem sabe, sabe!
Pode também ser formação de gases provocados por fermentação do grão.
Mas seri bom sabermos a causa exata.
Nunca poderia imaginar um silo explodir, a menos que houvesse algum material de poder inflamável. É preciso averiguar as causas.
Em São Paulo teve explosões e atentados.
Agora no Paraná.
Algo estranho…
Investiguem…investiguem
O meu comentário?
Alguém, em um dos vídeos que assistí, comentou que foi em um armazém onde estavam estocados fertilizantes, provavelmente à base de nitrato de amônio, produto altamente explosivo se não for adequadamente armazenado, pode provocar acidentes deste tipo. Com a limpeza que era realizada em outras unidades próximas, produziu muito pó, o que pode ter ocasionado alguma centelha devida à carga de eletricidade estática. É só uma hipótese.
Lamentável a perda de vidas humanas.
É importante investigar pois a armazenagem de grãos produz gases que podem causar explosões.
Os silos metálicos verticais são produzidos com respiros para exalar esses gases.
Um armazém horizontal que não possua equipamentos adequados oferece muitos riscos.
E a causa da explosão????? Estou a ver “navios”. Reportagem incompleta.
Creio q ainda é cedo para que se tenha chegado a alguma conclusão! Por hora, restringe-se ao acontecimento! Sem especulação!
Nos comentários você encontra as hipóteses. Bem explicadas, aliás.
Vemos que sorrateiramente a vida humana deixou de importar, perdeu o valor e ate passou a ser algo que sera substituido rapidamente. Somos apenas numeros, e um maldito CPF para pagar os impostos e ser totalmente controlados. Isso foi a herança que a pandemia deixou, estimativas e prejuizos. Certamente o Joao, Maria, Jose……… que eram pais, avos, irmaos, esposos, filhos, netos, vizinhos………………… sao apenas os anonimos citados como os 8 MORTOS.
Sei não, aí tem nove dedos do MST 🤔🤔🤔
Concordo e deixei essa minha impressão na primeira reportagem da Oeste sobre este trágico acontecimento.
Faltou a informação relevante de quanto se perdeu. Quantas toneladas de grãos foram comprometidas?
A informaçao relevante é MORRERAM 8 PESSOAS. O material e economico com o tempo sera recuperado, e com certeza o seguro ira pagar. As familias jamais terao novamente os seus seres queridos.