A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, está no Irã desde a última quarta-feira, 16. Acompanhada de uma comitiva de empresários brasileiros, ela cumpre uma agenda com foco em fertilizantes para o setor agrícola e ampliação de acordos entre os dois países.
Neste sábado, 19, a ministra se encontrou com representantes de empresas públicas importadoras de alimentos. Pelo Twitter, Tereza Cristina anunciou a assinatura de uma declaração conjunta com o governo iraniano para impulsionar o comércio agrícola brasileiro.
“Há grande potencial de comércio de produtos como frutas secas, pistache, trigo e açafrão pelo lado iraniano; algodão, arroz e açúcar pelo brasileiro”, escreveu a ministra.
Segundo a pasta, até o fim deste semestre, deverá ser realizada uma reunião do Comitê Consultivo Agrícola.
A agricultura brasileira precisa cada vez mais de fertilizantes. Em parceria com o Irã, asseguraremos a compra estratégica desses insumos para continuar produzindo mais alimentos, com maior eficiência. pic.twitter.com/ky6khtuCuS
— Tereza Cristina (@TerezaCrisMS) February 18, 2022
Na agenda deste sábado, a ministra também discutiu a possibilidade de ampliar compras de outros produtos já comercializados, como exportações de ureia pelo Irã e de grãos e proteínas pelo Brasil.
A reunião sobre o acordo foi realizada com o ministro da Agricultura do Irã, Seyed Javad Sadatinejad.
“A bola está em campo, agora é só chutar para o gol. O país do futebol também é o país do agro”, escreveu Tereza Cristina.
A comitiva brasileira também participou de um encontro com o presidente da National Petrochemical Company (NPC), Morteza Shah-Mirzaei. A empresa, responsável pelo desenvolvimento e funcionamento do setor petroquímico iraniano, pretende aumentar o volume de envio de ureia para o Brasil, segundo a ministra.
“A agricultura brasileira precisa cada vez mais de fertilizantes. Em parceria com o Irã, asseguraremos a compra estratégica desses insumos para continuar produzindo mais alimentos, com maior eficiência”, garantiu.
Leia também: “Os sabotadores do agronegócio”, reportagem de Branca Nunes publicada na edição 99 da Revista Oeste
OS ESQUERDOPATETAS VÃO DIZER QUE É CULPA DO BOLSONARO !!!!!!!
Parabéns Ministra Tereza Cristina por buscar alternativas para o mercado brasileiro. O Agro agradece.
Sinuca mulher na foto.
Parabéns, Ministra Tereza Cristina! O Partido dos Trombadões e certos advogados ficam alucinados de inveja! Aguardem que lá vem discurso do ódio!
Essa mulher é uma gigante! Trabalha dobrado para desfazer as narrativas dos inimigos externos e internos do agro brasileiro.
Ministra Teresa Cristina é nossa pequena grande mulher… Não à toa é a queridinha do PR JB pelo excelente trabalho que vem realizando a frente do MAP-Agricultura e pecuária. É uma mulher extraordinária, inteligente e acima de tudo extravagantemente competente. Dá-lhe, ministra Teresa Cristina e faça todos esquerdeopatas conspiradores esquizofrênicos pirar…
O Brasil está precisando de muito fertilizante??? Espero que abaixe o preço das frutas secas… Estão caríssimas!
bem estar do povo brasileiro,
👏👏👏👏
Parabéns Ministra, o choro esquerdoloucopata é livre.
Esse é o nosso governo ajudando o Brasil a crescer mesmo dentro de uma pandemia. Enquanto outros paises se fecham o Brasil está crescendo . Parabéns
Parabéns ministra, governo federal focado sempre em abrir horizontes a país de bem…enquanto isso a esquerdalha ,e os militontos que nunca produziram nada, a não ser corrupção e roubalheira , se preocupam em destruir e atrapalhar, grandes feitos que possam alavancar nossa economia brasileira….chorem militontos ,o choro e a dor de cotovelos é livre….