Seis de setembro é Dia do Carreiro. O nome é dado ao condutor do carro de boi. Surgiu no Brasil durante a colonização portuguesa com os primeiros engenhos de açúcar, aliás, não dá para pensar na cultura canavieira ou sem associar à presença dos veículos de bovinos.
Ainda hoje, várias cidades do país promovem carreatas para preservar a cultura dos carros de bois. Uma tradicional é a Romaria da Festa do Divino Pai Eterno, no município de Trindade, em Goiás. Os romeiros saem de Damolândia e vão até Trindade, fazendo o percurso de 60 quilômetros em três dias.
Carro de boi em destaque
Em A Força do Agro desta sexta-feira, 6, o espectador vai conhecer a importância dos carros de bois para o desenvolvimento da civilização.
A Força do Agro
O agronegócio é “Brasil que dá certo”. A grandeza e o potencial do setor, bem como desafios que devem ser superados, são abordados diariamente em A Força do Agro.
O agronegócio representa quase 30% do Produto Interno Bruto brasileiro e não para de crescer. As transformações do setor ocorrem em alta velocidade e impactam o mundo rural. O Brasil é o terceiro maior produtor de alimentos e nos próximos anos deve ser o principal fornecedor.
O agro está presente no dia a dia das pessoas, não apenas na mesa, mas na roupa, nos cosméticos, no transporte, na energia, na vida.
De segunda a sexta-feira, o programa leva informação e conhecimento ao internauta e tem o papel de conectar o campo à cidade, de uma maneira leve e descontraída.
Serviço
A Força do Agro
De segunda a sexta-feira
Às 19h50min, depois do Oeste Sem Filtro, também no canal exclusivo no YouTube
Clique aqui