As explosões que acontecem em armazéns e silos podem ter relação com a poeira formada pelos grãos no lugar, conforme explica o Ph.D. e engenheiro agrônomo Flávio Lazzari. Ele é especialista em manutenção da qualidade, quantidade e valor de produtos armazenados.
Um acidente desse tipo ocorreu em estrutura de armazenagem de grãos tomou conta do noticiário na última quarta-feira, 26. Trata-se das explosões que aconteceram em alguns armazéns em um complexo que também tem silos. A área fica em Palotina, Paraná. O espaço pertence à C.Vale, uma das maiores cooperativas agrícolas do Brasil.
“Normalmente elas são denominadas explosões de poeira”, comentou. De acordo com Lazzari, quando o pó oriundo dos grãos fica acumulado em estruturas de transporte, ele pode acabar servindo como combustível para esses acidentes.”
Segundo o especialista, o excesso desse pó pode pegar fogo com uma faísca e explodir. Ele explicou que, nesses casos, as explosões ocorrem em cadeia, com a força sempre aumentando. “Os danos causados às estruturas são incríveis”, disse.
C.Vale, uma das maiores cooperativas agrícolas
A C.Vale é uma cooperativa focada na agropecuária que atua em cinco Estados brasileiros e no Paraguai. No Brasil, as atividades se estendem por Paraná, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
No exercício de 2022, a cooperativa faturou R$ 22,7 bilhões, de acordo com seu relatório de caixa. Dessa cifra, R$ 6,5 bilhões foram com o braço industrial. São cerca de 26 mil associados e quase 14 mil funcionários.
Durante esse período, seus cooperados produziram 1,6 milhão de toneladas de soja e 2,1 milhão de toneladas de milho. Somando toda a estrutura que gerencia, a empresa conseguiu armazenar 3 milhões de toneladas de grãos em 2022.
Explosões em armazéns e silos nos Estados Unidos
Lazzari relatou que aconteceram cerca de 200 mortes por causa de explosões em armazéns e silos em 2022 nos EUA. O país é outro grande produtor de grãos.
?
Em um dos vídeos dos muitops que assistí, ouvi alguém comentando que a explosão se deu em um armazém onde estavam estocados fertilizantes, provavelmente à base de nitrato de amônio, como aquele armazém que explodiu em um porto no Líbano alguns anos atrás que causou uma grande destruição. Dependendo do acondicionamento desse produto, podem ocorrer acidentes deste tipo. Não estou afirmando que foi isso, bem entendido.