Dolly: ovelha clonada completaria 25 anos hoje

O animal foi o único exemplo de sucesso entre 277 tentativas fracassadas
-Publicidade-
Primeira clonagem de um mamífero
Primeira clonagem de um mamífero | Foto: Reprodução/Mídias Sociais

Já faz um quarto de século que o mundo presenciou a primeira clonagem de um mamífero a partir de uma célula adulta — a ovelha Dolly. Se o animal estivesse vivo, completaria 25 anos nesta segunda-feira, 5. O experimento gerou uma série de debates sobre a relação entre ética, ciência e legislação. 

Apesar de ter nascido em 5 julho de 1996 nos laboratórios do Roslin Institute, da Universidade de Edimburgo, na Escócia, sob a coordenação do pesquisador Ian Wilmuth, a ovelha Dolly só teve seu nascimento anunciado na revista Nature em 27 de fevereiro de 1997. O animal foi o único exemplo de sucesso entre 277 tentativas fracassadas.

Dois anos depois, um estudo mostrou a tendência de a ovelha desenvolver formas de envelhecimento precoce. Em 2002, foi anunciado que Dolly estaria com uma doença pulmonar progressiva que, segundo alguns cientistas, seria um sinal de envelhecimento.

-Publicidade-

Em fevereiro do ano seguinte, aos 6 anos, Dolly foi abatida para evitar uma morte sofrida por causa de uma infecção pulmonar incurável. O corpo do animal foi empalhado e encontra-se exposto no Museu Real da Escócia, localizado em Edimburgo.

Leia também: “Mulher de 82 anos vai ao espaço com Jeff Bezos”

Telegram
-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Payment methods
Security site
Gostou da Leitura?

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Payment methods
Security site