A baixa umidade do ar deixa parte do Brasil em estado de atenção até as 19 horas deste domingo, 30. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulga alerta laranja, que representa perigo, para a ocorrência de incêndios florestais.
+ Confira a previsão do tempo no site da Revista Oeste
A mancha do alerta laranja pega áreas de seis Estados do país. Isso porque a faixa se estende do centro de Mato Grosso até o oeste da Bahia, passando pelo norte de Goiás, sul do Tocantins, sul do Maranhão e sul do Piauí.
Dessa forma, o alerta laranja de risco de incêndios florestais neste domingo representa perigo para o agronegócio. Mato Grosso, por exemplo, é o líder do Valor Bruto da Produção Agropecuária (VBP). O sul do Maranhão, o Tocantins, o sul do Piauí e o oeste da Bahia formam, a saber, a fronteira agrícola do Matopiba.
Leia mais:
O Inmet reforça que o alerta de perigo, na cor laranja, relacionado à baixa umidade do ar ocorre quando ela varia de 12% a 20%. Além do risco de incêndios florestais, o órgão informa que tal situação climática representa problemas à saúde humana, como ressecamento da pele e desconforto nos olhos, na boca e no nariz.
Alerta laranja e amarelo para risco de incêndios florestais
Além disso, o instituto deixa ativo o alerta amarelo, que significa perigo potencial, de baixa umidade até as 19 horas de hoje. Nesse caso, a variação é de 20% a 30% e o risco de incêndios florestais é apresentado como “baixo”.
Em formato de círculo, a mancha do alerta amarelo passa por Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Minas Gerais, Distrito Federal, Bahia, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí, Maranhão, Tocantins, Pará, Amazonas e Rondônia.
Para as áreas com alertas laranja e amarelo para a baixa umidade relativa do ar, o Inmet lista instruções para as populações dessas áreas:
- beber bastante líquido;
- não realizar atividades físicas;
- evitar exposição ao sol nas horas mais quentes do dia; e
- usar hidratante para pele e umidifique o ambiente.
Chuvas na Bahia
Mais uma vez, o Inmet mantém ativo alerta amarelo para chuvas intensas para a faixa que engloba o noroeste do Amazonas (região da “cabeça do cachorro”) e a porção norte de Roraima. Até as 10 horas de segunda-feira 31, a expectativa é que os acumulados cheguem a 50 milímetros (mm), além de rajadas de vento que podem chegar a 60 quilômetros por hora.
Leia também: “Fenômeno El Niño veio para ficar”, artigo de Ricardo Felício para o site da Revista Oeste
Por fim, a faixa litorânea do extremo sul baiano conta com alerta amarelo para acumulado de chuva. Dessa forma, o instituto avisa que pode chover cerca de 50 mm até as 10 horas de segunda-feira. Assim, registra-se “baixo risco de alagamentos e pequenos deslizamentos, em cidades com tais áreas de risco”.
Leia também: “Especialista alerta para os perigos do El Niño na economia”