O programa de melhoramento genético da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) ajudou o Brasil a dar um salto de 150% na produção de aveia. Esse crescimento se deu desde a década de 1960.
Naquele tempo, a área cultivada era insignificante, as variedades vinham dos Estados Unidos e da Argentina. O Brasil era um grande importador de aveia. O programa alcançou o objetivo de transformar a aveia de uma planta produtora de forragem em produtora de grãos de alta qualidade.
Aveia em destaque
Em A Força do Agro desta quinta-feira, 7, o espectador vai ver a importância da pesquisa na evolução do agronegócio do país — como na expansão do volume da produção de aveia no decorrer das últimas cinco décadas, por exemplo. Para isso, a apresentadora Joice Maffezzolli conversa com uma dupla da UFRGS:
- Marcelo Teixeira Pacheco; e
- Luiz Carlos Federizzi.
A Força do Agro
O agronegócio é “Brasil que dá certo”. A grandeza e o potencial do setor, bem como desafios que devem ser superados, são abordados diariamente em A Força do Agro.
O agronegócio representa quase 30% do Produto Interno Bruto brasileiro e não para de crescer. As transformações do setor ocorrem em alta velocidade e impactam o mundo rural. O Brasil é o terceiro maior produtor de alimentos e nos próximos anos deve ser o principal fornecedor.
O agro está presente no dia a dia das pessoas, não apenas na mesa, mas na roupa, nos cosméticos, no transporte, na energia, na vida.
De segunda a sexta-feira, o programa leva informação e conhecimento ao internauta e tem o papel de conectar o campo à cidade, de uma maneira leve e descontraída.
Serviço
A Força do Agro
De segunda a sexta-feira
Às 19h50min, depois do Oeste Sem Filtro
Acompanhe também pelo Umbrella Mídia, com conteúdo exclusivo
Clique aqui para se inscrever