Uma cientista da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) desenvolveu um produto biodegradável semelhante ao ‘plástico’. O material ainda é feito com matérias-primas renováveis.
“A fonte principal é a gelatina, de origem bovina, derivada de tendões e cartilagens”, disse Liliane Leite, responsável pela pesquisa. Em entrevista a Oeste, a inventora afirmou que o material também leva nanocristais de celulose extraídos do eucalipto e uma resina de pinus que evita micróbios. De acordo com a cientista, a novidade pode chegar ao mercado em dois anos.
O Laboratório Nacional de Nanotecnologia para o Agronegócio, sediado na Embrapa Instrumentação, está abrigando a pesquisa. O tempo de decomposição do produto é estimado em 180 dias. Além disso, o “plástico” biodegradável é comestível.
“Existem diferentes embalagens de alimentos, com diferentes características e propriedades, destinadas aos mais variados tipos de produtos”, explicou Liliane. “Os filmes de gelatina desenvolvidos por nós podem apresentar como características alta barreira ao oxigênio, propriedades antioxidantes e antimicrobianas, que impedem a degradação do alimento.”
A pesquisa que deu origem ao produto durou cinco anos. Ela surgiu como resultado do doutorado de Liliane, que foi realizado uma parte no Brasil, em parceria com a Embrapa Instrumentação e com a Ufscar e, outra parte na França, na Universidade Grenoble Alpes.
Tenho orgulho de já ter trabalhado na EMBRAPA.
Deveria ser indicada a o prêmio Nobel de Ciência e Ecologia, se existir é claro.
Minha parca compreensão e entendimento da evolução da humanidade, com base nos meus mais de 50 anos de estudos voltados às ciências naturais e exatas, estudar, lidar e praticar engenharia (civil e agronômica), sempre intui e acabei aceitando que nossa vida segue exatamente assim; aos pulsos: no que a necessidade chega ou não, mas damos um passo à frente, e quando esse interfere negativamente no equilíbrio de itens vitais ao próprio homem/planeta, ao longo do tempo, o homem também consegue resolver!
Parabéns à pesquisadora Liliane e equipe, bem como a Embrapa!
PARABÉNS a Dra Liliane Leite. Que trabalho fantástico. Muito orgulho de pesquisas revolucionárias, altamente ecológico que vai mudar em muito o nosso mundo.
PARABENS A PESQUISADORA LILIANE, FAZ O BRASIL SE ORGULHAR.
Kkkk. Esse Gustavo tá brincadeira, sempre querendo lacrar e quem lacra não lucra e ainda se presta a comentários desse (des)nível!
Maior incentivo (dinheiro) para a Embrapa e menos para as universidades fabricantes de drogados, abortistas …esquerdistas
Pergunta: isso a #GloboLIXO, a #FoicedeSP , a #CrusoLIXO e a #IstoEra mostram?
Seus merdinhas de direita! Sabiam que a Embrapa é empresa pública? Sabiam que a Embrapa é estado? Sabiam que somente as pesquisas da Embrapa é que sustentam todos os negócios privados agropecuários?
Deus do céu! Gustavo, definitivamente você tem Mata-burro na Sinapse.
Concordo…. !
Tem que registrar logo, antes que algum aventueiro do PT lance mão e queira mamar nas tetas.
Parabéns! É muito bom ler notícias, como esta, confirmando que o Brasil está no caminho certo.
Maravilha de estudo e criação! A humanidade te agradece Dra.!
Bravissima Liliane Leite e sua Equipe !!… Embrapa é um ícone mundial…
Apoiado!