O Plano Nacional de Fertilizantes (PNF) deve ser lançado na sexta-feira 11 pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. A elaboração contou com representantes de outras pastas, como o Ministério da Economia, de Minas e Energia, da Infraestrutura e da Secretaria Especial de Assuntos Estratégicos.
De acordo com o Canal Rural, que teve acesso ao PNF, a proposta envolve a implantação de medidas para reduzir a dependência de produtos nitrogenados em 51% e fosfatados em 5%, além de tornar o Brasil um exportador de potássio. Ela também traz a produção e o uso de fertilizantes orgânicos.
“O Plano Nacional de Fertilizantes é um plano a longo prazo, um plano de transformação de infraestrutura que visa a 30 anos”, disse Luis Rangel, diretor de Programas do Ministério da Agricultura e colaborador do projeto. “Pretendemos diminuir essa dependência de importação [de fertilizantes], que hoje é de 85%, para por volta de 50% a 55%.”
“A visão do PNF sobre a relação entre produção nacional e importação de fertilizantes no Brasil é que, sem a sua implementação, o país agravará a sua dependência em fertilizantes importados”, diz o texto do plano.
Segundo o documento, estima-se que a dependência brasileira de nitrogenados chegue a 95%; a de fosfatados, 72%; e a de potássicos, quase 97%.
Objetivos do Plano Nacional de Fertilizantes
A iniciativa desenhada pelo governo federal traça cinco objetivos estratégicos:
- modernizar, reativar e ampliar as plantas e projetos de fertilizantes existentes no Brasil;
- melhorar o ambiente de negócios no Brasil para atração de investimentos para a cadeia de fertilizantes e nutrição de plantas;
- promover vantagens competitivas na cadeia de produção nacional de fertilizantes para melhorar o suprimento do mercado brasileiro;
- ampliar os investimentos em PD&I (Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação) e no desenvolvimento da cadeia de fertilizantes e nutrição de plantas do Brasil;
- adequar a infraestrutura para integração de polos logísticos e viabilização de empreendimentos.
Leia também: “Potássio para dar e vender”, reportagem de Artur Piva para a Edição 102 da Revista Oeste
Boa tarde a todos.Muita gente não sabe.Mas até bem pouco tempo que por mera coincidência no governo petista a Petrobras antes perder o foco nos diversos tipos de investimentos estava também focada em Construção UFN fábricas Unidades de Fertilizande aproveitando da Bora do GN , isto mesmo do Gás Natural.Mas em detrimento desta política errada de vendas de ativos está em andamento pelo governo Federal neste momento de uma destas fábricas a UFN2 para a Rusia na qual nosso país compra fertilizante dela.Vai entender este governo do Bozo.
MENTIROSOOOO!!!
PTRALHA!! CANALHA!
Quem vendeu a mina de potássio foi o governo Lula…e quem faliu a petrobras foi Dilma e Lula… canalha mentiroso
Isso só acontecerá se o presidente dar uma banana para os ambientalistas e o STF e ordenar a exploração urgente das enormes jazidas de potássio do Amazonas !
PRONTO!!
JÁ VEM COM AS PATIFARIAS….
FOCO no valor agregado ….exportar fertilizante?!?! Bando de burros…LATINO é burro mesmo né?!
EXPORTEM FRUTAS, VINHOS, ÓLEOS, COMIDA PROCESSADA e com valor agregado.
ooohhh povinho dificil esses tupiniquins heim.. e tem gente festejando por aqui.
30 anos?!?
até lá já desenvolveram mudas/sementes que não precisa de tanto fertilizante ou pesticida.
OBVIO ISSO NÉ?!
o agronegócios brasileiro exporta 100 bilhões de dólares ANO e IMPORTA 40 bilhões de dólares.
fertilizantes e cabotagem/navios são os principais gargalos brasileiros. 90% desse 40 bilhoes que estrangeiros ganham explorando nossa agricultura
Sempre tivemos condições de nos virarmos por conta própria. Sofremos, hoje, o que antipatriotas plantaram em 1970 e tantos. E temos muitos, ainda, antipatriotas. Azis; Renans; Randolfes; Caetanos; Sarneis; Giseles.;Anitas….Se despoliticarem o setor e deixá-lo sem amarras para trabalhar, o agro fará o necessário pelo Brasil e mais meio maldito mundo, que só fala mal dos agricultores.
Na década de 80 tinhamos vários projetos / empreendimentos p produção de fertilizantes para o país. Todos foram sendo abandonados ao longo do tempo pela incompetência de todos os governos que se instalaram no planalto. N tem como n parabenizar o atual pela visão de longo prazo e seriedade no trato da matéria.
Dia 31 de março vai ser gigante. Vamos eleger 27 novos senadores comprometidos em investigar membros corruptos do sf e stj. Chega de bandidos.
Votar em quem vai reduzir o numero de membros daquela casa. Reduzir para 10% o numero de funcionários do stf stj e do congresso
Isso é que é um governo de verdade, que visa o planejamento para melhorar o país como um todo e não só alguns poucos políticos e empresários que só querem poder e dinheiro às custas do povo! Governos corruptos que só pensam em si mesmos, bem ao contrário desse governo atual que faz as melhorias que o Brasil precisa mesmo que só apareça a longo prazo, só espero que esse governo continue porque entregar todo o trabalho nas mãos sujas do PT e companhia vai ser o pior, o Bolsonaro e os ministros trabalham duro, garantem trilhões pro Brasil e isso não pode cair nas mãos corruptas dos governos de esquerda que querem enlouquecidamente voltar 😕
Esses são verdadeiros brasileiros com ética e visão estrutural para nosso pais sobreviver no mundo globalizado. Infelizmente, precisamos de uma pandemia e uma guerra para tentar remover os obstáculos ideológicos e rasteiros de ativistas nacionais e internacionais que tem impedido o nosso desenvolvimento. Ano eleitoral difícil o nosso, portanto talvez seja necessário voltarmos às ruas pacifica, ordeira e democraticamente em grandiosas manifestações verde amarelas por reformas estruturais e prioritariamente a REFORMA POLÍTICA e JUDICIÁRIA, para remover as excessivas gorduras desses poderes que não enxergam as prioridades de nosso pais e do mundo. Nelas exigiremos redução de no mínimo 1/3 das Casas Legislativas Nacionais, e a somente 1 senador por Estado. Para que precisamos de 3 inúteis Randolfes que nada aprovam e são verdadeiros despachantes no STF?. O Judiciário também com suas inúteis e dispendiosas Cortes como o TST e o TSE, jabuticabas brasileiras, tão desnecessárias como IMPRUDENTES.
Concordo plenamente, será difícil, não impossível.
Só falta combinar com o STF se eles vão deixar o projeto virar algo produtivo para o país.
Bruno, falou toda verdade só falta combinar com stf
Nossa!! De 8 a 80. Parabéns.