Na terça-feira 20, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) lançou as bases para o Plano Setorial de Adaptação e Baixa Emissão de Carbono na Agropecuária, chamado ABC+. Com vigência até 2030, o projeto tem como objetivo avançar nas soluções tecnológicas sustentáveis para o setor agropecuário. De acordo com a responsável pela pasta, a ministra Tereza Cristina, o “ABC+ será a vitrine da nossa agricultura” nos eventos internacionais em 2021.
Leia também: “Tereza Cristina afirma que Brasil não vai passar vergonha na cúpula do clima dos EUA”
“Estamos lançando hoje as bases para que, como potência agroambiental, sigamos aliando segurança alimentar e nutricional à conservação ambiental”, afirmou a ministra durante o lançamento. “É necessário, no entanto, que essa dupla contribuição seja reconhecida pelos nossos parceiros internacionais, com o fim do protecionismo no comércio agrícola e a implementação de mecanismos que recompensem nossos produtores pelos serviços ambientais que prestamos ao mundo.”
O ABC+ é a atualização do Plano ABC, que foi executado de 2010 a 2020 e, segundo o Mapa, se tornou referência mundial de política pública para o setor agropecuário.