Conhecido por ser um dos principais pontos para os embarques do agro brasileiro, o Porto de Paranaguá, no litoral do Paraná, retomou as atividades de exportação no sábado 24. Um dia antes, parte das operações da unidade foi suspensa em razão de um incêndio.
Uma nota publicada pela administradora do local informa sobre o incêndio em um dos 26 berços do Porto de Paranaguá, na sexta-feira 23. “Não houve vítimas”, relata o comunicado.
Os bombeiros acabaram com o fogo no mesmo dia. Contudo, as exportações ficaram temporariamente suspensas, porque os berços são as estruturas onde os navios se posicionam para carga e descarga de mercadorias.
No caso do incêndio de sexta, a estrutura atingiu o berço 213. Trata-se de um ponto para carregamento.
De acordo com a administradora, as atividades para reparos começaram no sábado. “Os isolamentos nas áreas próximas ao local da ocorrência serão mantidos durante os serviços”, informa. “As causas do incêndio serão apuradas pelas autoridades competentes.”
Porto de Paranaguá em números
Com o total de 4 milhões de m² de área e 12,5 metros de profundidade, o Porto de Paranaguá embarcou quase 36 milhões de toneladas de produtos do agro brasileiro destinados ao mercado externo. Desse modo, por lá passaram 15% das exportações do setor no período, que trouxeram US$ 24 bilhões para o Brasil. No país, apenas o Porto de Santos tem números maiores, com 40% dos embarques do agronegócio nacional.