A Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA) retirou mais de 20 mil mudas de laranja de circulação para combater o Greening — doença que afeta a produção de citros. Os trabalhos ocorreram entre os dias 27 e 30 de novembro, nas cidades de Limeira e Mogi-Mirim.
Leia mais: “Brasil vai colher a safra mais doce da história“
Ainda durante as ações de fiscalização, técnicos da CDA coletaram amostras de folhas de mudas cítricas com suspeita de contaminação para exames laboratoriais.
“Iniciativas deste tipo têm como objetivo evitar a produção de mudas cítricas que não estejam em conformidade com as normas técnicas”, disse o engenheiro agrônomo Valentim Scalon. “Essas normas visam às boas práticas nos viveiros e garantem que a muda comercializada em São Paulo seja de qualidade, livre de pragas e doenças.”
Em Herculândia, foram retiradas 9 mil mudas irregulares de circulação
A ação é um desdobramento das fiscalizações realizadas no município de Herculândia, entre os dias 8 e 10 de novembro, onde foram retiradas 9 mil mudas irregulares de circulação.
A Defesa Agropecuária lançou um canal direto para que a população, especialmente os produtores rurais, denunciem pomares de citros abandonados.
Leia mais: “Saiba como as ONGs que atuam na Amazônia prejudicam o agronegócio brasileiro”
De acordo com a Portaria SDA/MAPA nº 317, de 21 de maio de 2021, e com a Resolução SAA nº 88, de 08 de dezembro de 2021, é obrigatória a realização do controle em todos os pomares com plantas de citros.
Além disso, todos os produtores comerciais devem entregar, semestralmente, relatórios com resultados das inspeções.
Leia também: “A importância da laranja na limpeza de casa”
Para o engenheiro agrônomo Alexandre Paloschi, essa interação com a sociedade é importante para direcionar as ações da Defesa Agropecuária. “Os produtores devem ter consciência de que todas as ações da CDA são voltadas para defender a sustentabilidade sanitária da citricultura paulista”.