Em 2022, a produção de frutas do Brasil fechou em 41,3 milhões de toneladas. Conforme mostra um levantamento de Oeste em dados oficiais, é o terceiro ano seguido de crescimento da safra nacional.
De acordo com o Instituto de Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a produção de frutas do Brasil resultou em 40,6 milhões de toneladas em 2020 e 40,7 milhões de toneladas em 2021. Além disso, a colheita de 2022 é a maior desde 2011, quando o resultado fechou em 43,3 milhões de toneladas.
As informações fazem parte do levantamento da Produção Agrícola Municipal. Os números foram atualizados em setembro.
Saiba mais
Atualmente, o agronegócio brasileiro responde pela terceira maior safra desse segmento no planeta. A frente da colheita nacional, apenas China e Índia, por volta de 240 milhões de toneladas e 100 milhões de toneladas, respectivamente.
A laranja ocupou papel de destaque com a colheita de 17 milhões de toneladas em 2022. É a mais expressiva para a fruticultura no período.
O agro nacional responde por um terço da colheita mundial de laranja. Assim, o agronegócio brasileiro é responsável pela maior safra da cultura do planeta. Não por acaso, o Brasil é o grande fornecedor global do suco feito com essa fruta. De cada dez copos da bebida consumidos no mundo, sete tem origem nas fábricas brasileiras.
Produção de frutas no Brasil em 2022
O levantamento do IBGE reúne os dados da colheita de 21 frutas na safra do Brasil de 2022. O plantio de se estende por 2 milhões de hectares, segundo as projeções do órgão.
Além da laranja, a lista inclui, em ordem decrescente: banana, melancia, coco, açaí, limão, abacaxi, manga, uva, mamão, tangerina, maçã, melão, maracujá, goiaba, abacate, pêssego, caqui, figo, pera e marmelo. O instituto avaliou a produção de 2022 dessas frutas no Brasil em quase R$ 60 bilhões.
Este é um campo que ainda pode crescer muito.
O Brasil ainda está engatinhando.
Se cada brasileiro plantasse um caroço de qualquer fruta, seríamos os primeiros na lista.