A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgou nesta quinta-feira, 12, uma nova projeção para a safra de grãos deste ano. De acordo com o órgão, o Brasil vai produzir pouco mais de 270 milhões de toneladas em 2022.
Relacionadas
O resultado é quase 6% maior que em 2021. Além disso, no levantamento anterior, a projeção estava pouco abaixo de 270 milhões de toneladas.
A safra do milho, um dos grãos mais colhidos no país, aparece com estimativa de crescimento acima de 30%. São quase 30 milhões de toneladas a mais, a maior expansão em números absolutos. Neste ano, a Conab estima que a colheita desse grão seja de praticamente 115 milhões de toneladas. No ano passado, a quantia atingiu pouco menos de 90 milhões de toneladas.
A maior parte da colheita do milho é esperada no Mato Grosso. O estado deve produzir cerca de 40 milhões de toneladas, conforme os dados apresentados. Essa quantidade representa 35% do total. A segunda posição ficou com o Paraná, cerca de 20 milhões de toneladas.
Respectivamente, os dois Estados também têm as maiores áreas plantadas do país. São 6,5 mil hectares mato-grossenses e pouco mais de 3 mil paranaenses. Ao todo, a ocupação da lavoura de milho passa de 21 mil hectares no Brasil. A produtividade média nacional é estimada em pouco mais de cinco toneladas por hectare.
Leia também: “Nunca se comeu tanto milho”, artigo de Evaristo de Miranda para a Edição 111 da Revista Oeste
Parabéns ao Agronegócio Brasileliro.