Em 2023, a produção de ovos de galinha do Brasil fechou em 50,3 bilhões de unidades. Trata-se de um número recorde para o setor. Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Os números do IBGE mostram que a produção de ovos do Brasil bate recorde atrás de recorde desde que o setor atingiu a marca de 18,2 bilhões de unidades, em 1998. Assim, são 26 anos seguidos de aumento, e a quantidade produzida anualmente quase triplicou no período.
Ovos para o Brasil
Em 2023, as granjas brasileiras produziram o equivalente a quase 250 unidades por habitante no país. Em 1998, a proporção era de 115 — ou seja: menos da metade.
De acordo com a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), quase 100% da produção nacional tem o mercado interno como destino. As estimativas da Organização das Nações Unidas (ONU) colocam o país como um dos maiores produtores desse alimento no planeta.
Mercado mundial
Os registros do Escritório da ONU para Alimentação e Agricultura (FAO) mostram a produção nacional como a sexta maior do planeta. A primeira posição é da China, responsável por 53% da produção mundial.
No top 5 também estão Índia e Estados Unidos (empatados com 6% cada um) e Indonésia (5,5%). De acordo com os dados da FAO, o Brasil produz cerca de 3% de todos os ovos que a humanidade consome.