De acordo com o governo alemão, Vladimir Putin, presidente da Rússia, se comprometeu a viabilizar a exportação de grãos ucranianos por via marítima. O russo conversou por telefone no sábado 28 com Olaf Scholz, chanceler alemão, e Emmanuel Macron, presidente da França.
Durante a conversa, Putin ainda disse estar disposto a aumentar a oferta de fertilizantes russos no mercado externo. O país está entre os grandes fornecedores mundiais do insumo.
“A Rússia está pronta para ajudar a encontrar opções para a exportação de grãos sem impedimentos, incluindo a exportação de grãos ucranianos dos portos do Mar Negro”, informou o Kremlin, em nota. “Um aumento na oferta de fertilizantes e produtos agrícolas russos também ajudará a reduzir as tensões no mercado global de alimentos, o que, é claro, exigirá o levantamento das restrições de sanções relevantes.”
Grãos ucranianos parados nos portos
Na segunda-feira 23, Volodymyr Zelensky, presidente da Ucrânia, informou que 22 milhões de toneladas de grãos ucranianos estão impedidos de ser exportados. Do mesmo modo que os russos, os produtores do país estão entre os maiores exportadores de grãos do planeta.
Desde que a invasão da Rússia à Ucrânia teve início, em 24 de fevereiro, os preços desses alimentos disparataram no mercado externo. As cotações estão em suas máximas históricas, conforme o indicador do Conselho Mundial de Grãos.
Esse TAL “OCIDENTE” ao qual o Brasil, América Latina e Africa só são pertencentes quando os EUA Europa QUEREM ludibriar…A única verdade é: Os canalhas acham que só eles…esse tal de ocidente (EUA/Europa) podem aplicar sanções econômicas e deixar o povo russo e aliados, passarem fome ou dificuldades.
LIBERA NADA NÃO PUTIN!
Deixem esse presidente canalha BIDEN, do partido fraudador de eleições, Democrata se lascarem. Ou os EUA se comprometem em PARAR de querer cercar e interferir na Rússia ou China ou vamos caminha pra uma Guerra Nuclear que o OCIDENTE VAI PERDER!
MAS VAI FERRAR TODO MUNDO!
Temos de sair às ruas e cobrar responsabilidade dos EUA…que de santos NÃO TEM NADA.
Eles e a CIA Causaram/provocaram essa Guerra, assim como provocara os protesto e massacra da Prça Celestial e as primaveras revolucionaras àrabes, cuja Siria paga até hoje essa ação da CIA
Agora imaginem a seguinte situação: Os russos liberam as exportações das commodities agrícolas da Ucrânia pelo Mar Negro, muito bem, mas aí, o tal comediante Zelensky será quem receberá por essas exportações para que, em ultima análise, comprar mais armas e munições para serem usadas contra os russos? Eles vão liberar, mas acho que eles serão quem irão receber por isso. E os ucranianos? Ora, os ucranianos… que plantem de novo.