publicidade
Agronegócio

Inflação: preço do chocolate não para de subir

E o aumento pode continuar mesmo depois da Páscoa

O chocolate é um dos doces mais apreciados na Páscoa | Foto: Reprodução/Shutterstock

Depois da alta dos preços dos ovos de galinha, outro aumento preocupa os brasileiros: o do valor do chocolate. Um dos doces mais apreciados na Páscoa, o produto encarece de forma ininterrupta desde abril de 2024.

+ Leia mais notícias de Agronegócio em Oeste

Receba nossas atualizações

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) monitora a variação do custo de vida por meio do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), e o chocolate é um dos produtos incluídos na pesquisa. O valor médio cobrado pelo confeito em fevereiro de 2025 estava 16% mais caro em comparação ao mesmo mês do ano anterior.

Os dados do IBGE mostram que uma parte considerável da alta ocorreu nos dois primeiros meses do ano. De acordo com os registros do IPCA, o produto já subiu quase 5% em 2025, considerando janeiro e fevereiro. Além disso, a Páscoa será depois de meados de abril — o quarto mês do ano.

Preços do cacau e alta do chocolate

Fundamental para a fabricação do chocolate, o cacau enfrenta uma crise de produção. Além disso, seu valor é atrelado ao dólar. O aumento da cotação da moeda norte-americana deixa mais amargo o que já não anda muito doce.

Em 14 de fevereiro de 2024, US$ 1 valia 4,97. De acordo com Banco Central do Brasil, no mesmo dia de 2025, a cotação estava em 5,72.

Quanto à oferta, ao longo de 2024, o mundo deve produzir 4,5 milhões de toneladas de amêndoas de cacau, 500 mil toneladas a menos que no ano anterior.

Para 2025, estima-se que a safra feche em 4,8 milhões de toneladas. É um aumento sobre o ano anterior. Contudo, a colheita começa apenas em setembro — e, até lá, os preços do chocolate podem continuar subindo.

Leia mais sobre:

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade