Sem os criadores do Nordeste, o Brasil praticamente não teria caprinos — os bodes e suas fêmeas (as cabras). A região concentra 95% desse rebanho que gera leite e carne consideradas verdadeiras iguarias. Em alguns municípios dessa parte do país, há muito mais desses animais do que seres humanos.
+ Leia mais notícias de Agronegócio em Oeste
Ao menos 189 municípios do Nordeste têm um rebanho de bodes e cabras que supera a população humana local. Em três delas, o número de animais é, pelo menos, dez vezes maior, conforme mostram os números do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O caso com a maior proporção é o de Macururé, na Bahia.
O rebanho desse pequeno município baiano é 16 vezes maior que o número de moradores. São quase 124 mil caprinos para 7,5 mil humanos. E ele nem sequer é o município com o maior número de animais. Esse título fica Casa Nova, também no território baiano.
Rebanho caprino do Nordeste
Em Casa Nova, o rebanho de caprinos tem 725 mil cabeças, de acordo com os dados do IBGE. Ao mesmo tempo, o lugar tem 75 mil habitantes.
Nordeste, o maior produtor de bodes do Brasil
Segundo o IBGE, o rebanho nordestino tem 12,3 milhões de caprinos, machos e fêmeas, filhotes e adultos. E a Bahia tem o maior número de cabeças: quase 4 milhões.
O segundo lugar é de Pernambuco (3,4 milhões).
No top cinco também estão Piauí (2 milhões), Ceará (1,1 milhão) e Paraíba (826 mil). Contudo, existem bodes em todos os nove Estados no Nordeste.