Dos animais criados pelo agronegócio brasileiro, os caprinos estão entre os que se destacam — a espécie é formada por bodes, cabras e seus filhotes. Em 186 municípios brasileiros, o rebanho é maior que o número de moradores.
O número faz parte de um levantamento realizado por Oeste em dados do Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE). Na lista, Macururé tem a maior proporção.
Localizado no interior da Bahia, esse município Brasileiro tem 15 vezes mais bodes e cabras que homens e mulheres. O lugar é formado por 7 mil moradores e 113 mil caprinos, de acordo com os levantamentos realizados pelo IBGE em 2022
Distribuição do rebanho brasileiro
O rebanho nacional tem pouco mais de 12 milhões de cabeças. Por volta de 95% delas são da Região Nordeste. É nessa porção do país que também estão todos os municípios com mais animais da espécie do que pessoas.
Todos os Estados brasileiros, contudo, abrigam criações dessa espécie. O menor volume é do Amapá: cerca de 2 mil cabeças. O maior rebanho, por sua vez, é da Bahia 3,7 milhões.
No top 3 aparecem, em sequência, Pernambuco (3,2 milhões) e Piauí (2 milhões). O Maranhão aparece na quarta posição com 1,2 milhão de animais. Juntos, os quatro Estados são os únicos do país com mais de um milhão de caprinos.
Fora do Nordeste, o Paraná é o Estado com o maior número de caprinos no Brasil. Os criadores locais mantêm um rebanho com quase 75 mil cabeças.
Minas Gerais, na segunda posição, aparece com 73 mil animais. E o terceiro maior produtor brasileiro de caprinos fora do Nordeste é o Rio Grande com Sul, com 60 mil cabeças, entre bodes e cabras.
Matéria muito interessante sobre a caprinocultura. Especie de pecuária que se adapta bem a condições adversas de alimentação e água. Do ponto de vista da produção não é recomendado situações adversas na criação desses animais. Na produção de leite se destaca por volta de 2 a 3 litros por femea/dia. A Embrapa tem um estudo da cadeia produtiva dessa pecuária, e o mais interessante foi o estudo de um produto dessa cadeia que é a buchada de bode. A pesquisa revelou, que o preparo da buchada é um ofício realizado por poucos e geralmente são mulheres com idade avançada e difícil de se encontrar. Alguns restaurantes que servem essa iguaria em SP, tem seus fornecedores direto do NE. É uma pecuária indicada para pequenas propriedades que não disponibilizam muita área de pasto.
Estaremos lutando para que possam votar para Presidente, assim o nosso molusco sempre sera o nosso lider.
Nao fala isso, que o ex-presidiário Lula vai achar um jeito de tributa-los 😆…
Bom sinal. Capacidade intelectual da população melhorando.