O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), solicitou apoio para reativar as exportações de carne de frango do Estado. A solicitação foi feita durante a abertura do Salão Internacional de Proteína Animal (Siavs), nesta terça-feira, 6, em São Paulo.
As exportações foram interrompidas devido a um caso isolado de doença de Newcastle em Anta Gorda, no norte gaúcho.
Leite destacou a eficiência das autoridades sanitárias estaduais, que identificaram a doença durante atividades de rotina e implementaram um plano de contingência para garantir a sanidade da produção.
+ Leia mais notícias de Agronegócio em Oeste
Leite destacou a eficiência das autoridades sanitárias estaduais, que identificaram a doença durante atividades de rotina e implementaram um plano de contingência para garantir a sanidade da produção.
O governador também enfatizou a cooperação entre o governo e o setor privado e destacou o trabalho do Fundo de Desenvolvimento e Defesa Sanitária Animal (Fundesa).
Ele elogiou ainda os empreendedores que enfrentam desafios climáticos e disse que eles “merecem mais atenção”.
O Rio Grande do Sul é o terceiro maior exportador de carne de frango do Brasil, atrás apenas do Paraná e de Santa Catarina.
Ministério decreta fim de estado de emergência no Rio Grande do Sul
O Ministério da Agricultura e Pecuária publicou nesta terça-feira uma portaria que declara o fim do estado de emergência zoossanitária no Rio Grande do Sul em função da detecção do vírus da doença de Newcastle em aves comerciais.
A declaração de emergência havia sido divulgada no dia 19 de julho, com validade de 90 dias, para que fossem realizadas ações de vigilância epidemiológica e aplicação dos procedimentos de erradicação do foco da doença.
“A avaliação da condição epidemiológica e a ausência de novos casos com sintomatologia de doenças do síndrome respiratória e nervosa na região possibilitaram a evolução na situação e a indicação da normalidade sanitária no estado do Rio Grande do Sul”, explicou o diretor do Departamento de Saúde Animal, Marcelo Mota.
Leia também: “Ministério da Agricultura divulga lista de cafés impróprios para consumo”
No dia 26 de julho, a pasta notificou a Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) para a conclusão dos trabalhos de limpeza e desinfecção do foco.
“A prontidão e o empenho das equipes de defesa agropecuária, tanto federal quanto estadual, foram fundamentais para que esse caso fosse resolvido de maneira rápida e eficiente”, destacou o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro.
O que é a doença de Newcastle, que interrompeu exportação de frango
A doença de Newcastle é uma enfermidade viral que afeta aves domésticas e silvestres, causando sinais respiratórios, frequentemente seguidos por manifestações nervosas, diarreia e edema da cabeça nos animais.
Leia também: “Governo decreta fim do estado de emergência zoossanitária no RS”
De notificação obrigatória a OMSA, a doença é causada pela infecção por vírus pertencente ao grupo paramixovírus aviário sorotipo 1 (APMV-1), virulento em aves de produção comercial.