O governo russo suspendeu as exportações de trigo e de milho para os outros países da União Econômica da Eurásia. Além da Rússia, o bloco é formado por Armênia, Belarus, Cazaquistão e Quirguistão. A decisão foi comunicada nesta quinta-feira, 10.
A medida ocorre em meio à invasão do país à Ucrânia. De acordo com o Ministério da Economia, o governo russo suspendeu as exportações para garantir o abastecimento doméstico.
Conforme a previsão do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA, na sigla em inglês), o consumo russo de trigo deve ser pouco maior que 40 milhões de toneladas em 2022. A quantia corresponde a mais da metade da produção estimada para esse ano. No caso do milho, a demanda interna deve passar de 70% das 14 milhões de toneladas projetadas para a colheita atual.
As estimativas mais recentes do USDA indicam queda de 10% na safra de trigo russa deste ano. Para o milho, a previsão é de alta de 10%.
Em 2021, a Rússia respondeu por cerca de 20% das exportações de trigo, e 2% das de milho. No ano passado, o país enviou, respectivamente, 40 milhões de toneladas e 4 milhões de toneladas desses grãos para o exterior.
Leia também: “Devagar, malfeito e complicado”, artigo publicado na Edição 102 da Revista Oeste
Agora o bidê e europeus irão importar da venezuela kkkkkk