As carnes de peru servidas nas mesas do Brasil são todas produzidas pelo agronegócio nacional. Desde 2021, o país não importa esse alimento.
Sozinhos, três Estados conseguem suprir a demanda por carnes de peru da população do país e ainda garantem divisas para o Brasil com exportações da carne da ave. Todos eles na Região Sul.
+ Leia mais sobre Agronegócio em Oeste
De acordo com os dados do Ministério da Agricultura, Santa Catarina lidera os abates no país. Os frigoríficos do Estado produziram 60 milhões de toneladas de carne dessa ave, entre janeiro e novembro de 2023. A marca corresponde a quase 60% da produção nacional.
A segunda posição do ranking de produtores brasileiros é do Rio Grande do Sul (30%). E a terceira posição é do Paraná (15%).
Em 2023, outros dois Estados também produziram carnes de peru no Brasil. Contudo, o resultado deles somados não chegou a 0,001% do volume nacional.
Trata-se de São Paulo e Rio de Janeiro — seus abates somados geraram menos de 3 toneladas nos 11 primeiros meses do ano. Ao mesmo tempo, a produção nacional resultou em 103 mil de toneladas.
Exportações de carnes de peru do Brasil
As exportações de proteína dessa ave renderam US$ US$ 172 milhões ao país. Ao todo, foram embarcadas 58 mil toneladas. E o principal destino da carne de peru do Brasil é a Holanda, que comprou 10 mil toneladas nesse período.