As invasões de propriedades agrícolas pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) continuam ocorrendo na Bahia. Cerca de 170 famílias invadiram uma fazenda no município de Macajuba, a 280 quilômetros de Salvador, na região da Chapada Diamantina, durante a madrugada do domingo 12.
A informação sobre a nova invasão foi divulgada pelo próprio movimento nas redes sociais.
O MST alega que a fazenda é improdutiva e está abandonada há anos “sem cumprir sua função social”.
Já o neto do dono da fazenda, Bruno Oliveira de Carvalho, em entrevista à TV Bahia, disse que o avô morreu em 2005 e a propriedade, que era usada para atividades pecuárias, está no inventário da família.
O processo estaria parado há alguns anos, por causa de uma divergência no tamanho declarado em cartório, e a correção precisa ser feita conforme as normas técnicas exigidas pelos órgãos competentes.
Segundo Bruno, a filha do dono, que é inventariante, esteve no local na segunda-feira 13, acompanhada de policiais militares, e conversou com o representantes do MST. A família está tentando negociar a desocupação da propriedade.
Em nota, a Polícia Militar comunicou que foi acionada pelo Centro Integrado de Comunicação com a informação de que um grupo de pessoas teria invadido uma propriedade rural. A PM reforçou o policiamento na região.
Neste ano, já foram registradas 12 invasões, metade do contabilizado durante todo o mandato de Jair Bolsonaro (24).
CPI do MST
Na Câmara do Deputados, há três pedidos para instauração de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar as invasões de terra por movimentos sociais.
Segundo o deputado Ricardo Salles (PL-SP), a que tiver maior alcance das assinaturas primeiro será protocolada.
“Vamos ver qual das três está mais avançada, e consequentemente, completar as assinaturas para que ela possa, tomara, eu crio, nesta terça-feira, 14, já ser protocolada”.
E prosseguiu: “O importante é que haja uma CPI, que isso seja investigado, inclusive e principalmente na Bahia, examinando a leniência das autoridades com esse movimento”, declarou.
Com certeza tem uma quadrilha atrás dessas invasões, financiadores, incentivadores, planejadores e os arregimentadores.
Invadam mesmo a Bahia que é a terra do PT
Provavelmente irão pedir “resgate” pra saírem de lá .
Desde o dia 30/10/2022 a Petrobras e o Brasil vem perdendo credibilidade. Os assaltos ao erário não tardaram a ocorrer. E vem coisa pior. Empresas e famílias perdendo sua propriedade privada. Desemprego. Alta de juros. Alta da inflação. Aumento de ministérios para o tal cabide de empregos e, para acomodar o bando do sapo barbudo.! Nomeações desastrosas para cargos de enorme importância nas estatais e autarquias. Dizimaram os ganhos dos últimos 4 anos em todas as áreas, dos valores econômicos aos valores familiares. É uma tragédia anunciada! Absurdo permitir que a região com o menor IDH do país, decida e defina o futuro de uma nação! E agora José? A festa acabou, a luz se apagou e a picanha nunca chegou…
É só o começo da balbúrdia, já que temos um bandido ocupando ilegitimamente a presidência do país.
O Brasil está entregue aos criminosos.
Olhando a foto, vejo pessoas com corpos avantajados. Sabemos que o trabalho no campo é fisicamente exaustivo e faz com que a pessoa a tenha um corpo forte mas esguio. Não tenho absolutamente nada contra pessoas barrigudas, mas, quererem posar de trabalhadores do campo aí é demais.
Muito bem observado… Paulo de ‘olhos de lince’…
A grande maioria dos funcionários públicos são totalmente burocráticos ocasionando morosidade excessiva na tramitação de processos como esta área. Boa parte também são Lacraias Lacaias FazueLi da vida e daí não falta celeridade em propiciar informações para a propagação de terrorismo nos campos.
Sou a favor da CPMI do MST/PT para investigar que são as pessoas que passam as informações previlegiadas das condições das terras, o terrorismo causado ao proprietários e trabalhadores, ofensiva violenta, destruição de patrimonio e quem financia esses grupo de vandalos.
Muito bem pontuado.
Para essas pragas, “não cumprir a função social” é igual a não virar favela.
Isso não foi ao acaso, receberam informação com indicação precisa. Assim, não há ainda um dono para pedir a reintegração de posse… Banditismo puro.
E isso não ia acabar com a distribuição de títulos?
Quem foi o assessor ou milico que disse isso pro Bolsonaro e ele acreditou?
PT é essa desgraça aí!
Se é no nordeste, phoda-se….façam o L e morram de fome….
Não é bem assim meu colega, o povo nordestino é sofrido e passam muita fome acredite, e essa cambada que usurpou o poder no roubo sabe disso, veja por exemplo, eles fecharam as comportas das aguas do São Francisco que abastecem o canal para o Nordeste, Porque? exatamente para poder manipular e continuar com a fabrica de $$$$ da seca, prejudicando milhares de agricultores, pecuaristas, etc, os imbecis que estão no poder tem a grana e a policia conivente, então…. “EU NAO ACREDITO” que essa podridão esquerdista/ Petistas tenham ganho as eleições em todo o Nordeste, com algumas excessões claro, mas o povo esta acordando porem só o tempo vai mudar. Não espante convença-os, mostre e traga o povo nordestino pro nosso lado ainda mais. Abraço.