Uma das maiores redes de cafeterias do mundo, a Starbucks anunciou um programa de reestruturação que passa pela demissão de funcionários. Brian Niccol, presidente da companhia, divulgou a medida por meio de um comunicado na última sexta-feira, 17.
Até o momento, o executivo não revelou detalhes, como o número de demitidos. Contudo, Niccol afirma que reconheceu “oportunidades para trabalhar com mais eficiência”. E as mudanças podem ser globais.
“Nosso trabalho inicial se concentrou — corretamente — em nossas lojas nos EUA e Canadá e na experiência da loja”, afirmou o executivo. “No entanto, à medida que buscamos transformar nossos negócios globalmente, também precisamos examinar o papel, a estrutura e o tamanho de nossas equipes de suporte ao redor do mundo.”
Starbucks no mundo
Atualmente, a rede da cafetaria conta com cerca de 40 mil pontos de venda. A maior parte das operações ocorre na América do Norte, região responsável por 74% das vendas da empresa.
Os números da Empresa mostram que, juntos, Estados Unidos e Canadá abrigam pouco mais de 18 mil pontos de venda da empresa. A China é o segundo maior mercado da empresa (7,6 mil). Além disso, existem franquias da cafeteria em outros 84 países. Um deles é Brasil, com 113 lojas da Starbucks.