Empresas que oferecem produtos à base de plantas sempre afirmaram imitar o sabor real da carne, mas nenhuma tinha tentando reproduzir a textura da proteína animal, pelo menos não até agora. A Meati Foods, startup espanhola especializada em cogumelos, promete mudar isso. A empresa está usando o micélio — a raiz vegetativa de um fungo — para fabricar carne-seca, peito de frango, bifes e frios.
Leia mais: “Plant-based: mercado deve atingir US$ 370 bilhões até 2035″
O processo consiste na colheita de um tronco de micélio de crescimento rápido nas pastagens ao redor do mundo. Em seguida, pedaços dos fungos são colocados em grandes tanques de metal. Então, a empresa adiciona açúcar nos tanques e deixa a substância imersa por 18 horas, em um processo semelhante ao da fermentação de cerveja. O resultado são pedaços facilmente moldáveis que imitam a textura da carne, embalados com proteínas, zinco, fibras e outras vitaminas e minerais.
Leia também: “BRF faz aporte milionário em startup para produzir carne cultivada”
O produto ainda não está à venda em supermercado nem tem preço definido, mas a Meati disse que pretende oferecer o item a um custo mais acessível, semelhante aos produtos de proteína animal originais. A empresa realizou testes preliminares de mercado em restaurantes locais e planeja atingir um público amplo em 2022.
Prefiro comer carne mesmo, isso é coisa de esquerdista!
Movimento vegano é moralista, e apolítico.
Vc acredita em papai noel?
Bem não critico a iniciativa mas prefiro os meus bifes de carne natural tanto de suínos quanto de bovinos, caprinos, ovinos, etc… carne de verdade, compreenderam? E Bon appétit.