Agricultores ao redor do mundo gastam, anualmente, bilhões de dólares para combater e controlar pragas nas lavouras. Pensando em oferecer uma alternativa mais econômica aos produtores, a startup israelense Greeneye, especializada em tecnologias na agronomia, desenvolveu um pulverizador inteligente — ferramenta usada no campo para distribuir produtos nas lavouras —, capaz de detectar e pulverizar apenas a área que precisa de atenção. Essa inovação pode reduzir entre 70% e 90% dos gastos com agroquímicos nas propriedades.
Leia também: “Agro: ‘Lideramos uma das principais revoluções tecnológicas do planeta’”
Para fazer essa pulverização com precisão cirúrgica, a tecnologia usa inteligência artificial, que emprega infravermelho para detectar plantas daninhas (plantas invasoras que crescem na lavoura) e combatê-las. A ferramenta também coleta, escaneia e analisa dados de alta resolução sobre toda a área de plantio, fornecendo informações de todo tipo aos agricultores.
Leia mais: “Robôs ordenham vacas sem intervenção humana”
A startup tem base em Tel Aviv, em Israel, e foi fundada em 2017, mas seu time já trabalha em conjunto há mais de 15 anos e tem origem nas Forças Armadas israelenses. A companhia acaba de concluir uma série de testes pagos em áreas de plantio de grandes empresas multinacionais nos Estados Unidos, e, segundo a empresa, os “resultados foram incomparáveis”.
Tinha que ser tecnologia israelense ! Como engenheiro agrônomo fui conhecer Israel e além de adorar o país ,fiquei boquiaberto com os avanços e o conhecimento acumulado lá ! Temos que fazer cada mais convênios de transferência científica com eles ! Para alimentar o Mundo ,que é o nosso destino ,precisamos da colaboração de Israel !
Toda vez que o assunto é tecnologia, os israelenses são citados como produtores de uma fórmula mágica. Brasileiros já fazem isto há tempos.