A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, está no Canadá em missão pelo aumento da oferta de fertilizantes para o Brasil. Ela embarcou no sábado 12. Os canadenses são os maiores produtores globais e respondem por cerca de um terço da disponibilidade global dos adubos.
“A viagem é para conversar com canadenses, para ver se conseguimos uma quantidade maior do que eles já nos mandam, para suprir esses possíveis gargalos de fornecimento que a gente possa vir a ter, devido ao conflito entre a Rússia e a Ucrânia”, disse a ministra, antes do embarque.
O primeiro compromisso de Tereza Cristina ocorreu no sábado 12. “O primeiro compromisso da missão oficial foi com representantes da Potash Brazil”, escreveu a ministra, no Twitter. “Para que o nosso país continue aumentando a oferta de alimentos e contribuindo com a segurança alimentar mundial, precisaremos de fertilizantes potássicos. Isso não significa apenas assegurar os níveis atuais de compras, mas expandi-los. Podemos e devemos reforçar nossos laços e fortalecer parcerias de longo prazo. Isso significa, na prática, alimentos em quantidade e qualidade a preços acessíveis na mesa de todos.”
Encontros por oferta de fertilizantes
Nesta segunda-feira, 14, está previsto um encontro com o vice-ministro da Agricultura do Canadá, Paul Samson. Tereza Cristina também terá reuniões com os presidentes das empresas Gensource, Nutrien, Canpotex e Fertilizer Canada. O retorno da comitiva brasileira está previsto para segunda-feira 14, com chegada no dia seguinte.
Leia também: “O Brasil vai alimentar o mundo”, entrevista concedida por Celso Moretti, presidente da Embrapa, para a Revista Oeste
Parabéns deputada ministra futura senadora pelo MS.
Parte dessa produção canadense, por acaso, não vem do Amazonas não né?
Atraso nessa area de fertilizantes vem desde década de 80 qdo diversos projetos de amonia x uréia e NPK ( nitrogenio, fósforo e potássio) foram concebidos e os empreendimentos abandonados ao longo do tempo pelos diversos governos q se passaram desde então. Exemplo clássico é o do estado de Sergipe já noticiado na imprensa em geral. Existem vários culpados nesta história.
Daqui a pouco vai aparcer algum idiota, que vai entrar no STF para saber, porquê ela teve que ir ao Canadá, com o dinheiro público!!!
Sou otimista quanto a meu país, problemas e dificuldades todos os países do mundo tem e sempre vão ter…eu acredito que o Brasil vai dar certo….AVANTE BRASIL….
Só para lembrar como esse país é uma casa de mãe Joana? A Petrobrás vendeu o direito de lavra da tal mina que o Bolsonaro está falando aos quatro ventos que será a redenção do país, pois bem, ela vendeu para uma empresa canadense. Agora só falta os canadenses venderem o adubo explorado na mina da foz do rio Madeira. Não é sensacional isso daí? Por isso eu digo o seguinte: Parem com essa palhaçada de Amazônia e entreguem logo aquela área para os gringos e parem de vez com esse teatrinho.
Paulo Renato, não fale sobre todo o cachorro e tu só consegue enxergar o rabo.
Está bem, sabichão. Estou aguardando você me mostrar o resto do cachorro. Vai mostrar ou não vai? Se não mostrar e demonstrar, eu vou dar a resposta adequada. Estou no aguardo, por favor.