O Brasil se tornou o maior exportador mundial de algodão em 2024. A afirmação é do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, centro de referência da Universidade de São Paulo (USP) para o agronegócio.
Os agricultores do Brasil desbancaram seus pares norte-americanos, que ocupavam a posição de maior exportador de algodão desde 1994. De acordo com os pesquisadores da USP, a produção dos Estados Unidos caiu, enquanto a do Brasil cresceu.
+ Leia mais notícias de Agronegócio em Oeste
“A cotonicultura nacional tem aumentado a área a cada ano, com produtores estimulados pela rentabilidade, pela evolução tecnológica e pelo produto de alta qualidade”, afirmam. Na safra de 2024, por exemplo, o país dedicou quase 2 milhões de hectares à cultura — a maior área desde 1992.
Maior exportador e um dos maiores produtores de algodão
Os números do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) mostram que, além de ser o maior exportador, o Brasil é o terceiro maior produtor de algodão do planeta. A colheita nacional de 2024 fechou em quase 17 milhões de toneladas, perdendo apenas para a China (28 milhões de toneladas) e a Índia (25 milhões).
Leia também: “A fake news sobre o algodão brasileiro”, reportagem de Anderson Sacardoelli para a edição 215 da Revista Oeste
Ao mesmo tempo, os agricultores dos EUA ficaram na quarta posição, com 14 milhões de toneladas. Ao todo, o USDA estima que o mundo produziu 117 milhões de toneladas de algodão em 2024.
Em tempo….em 2024 fora 97,7 Bilhões em incentivo fiscal pra um setor que fatura horrores
Então tá na hora do pagador de imposto parar de pagar metade dos juros dos empréstimos do setor né……já podem pagar as contas…..