De acordo com o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), o preço da carne de frango negociada no mercado atacadista da Grande São Paulo está caindo desde dezembro de 2022. Tradicional no setor de agronegócio, a instituição pertence à Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, da Universidade de São Paulo (USP).
O Cepea verificou que o preço de carne de frango na mais populosa região metropolitana do Brasil continua caindo em janeiro. Segundo o órgão, esse cenário é resultado da alta oferta para os consumidores domésticos. “Parte dos agentes do mercado atacadista relata dificuldades em manter as margens positivas”, informou em nota.
Atualmente, o Brasil é o segundo maior produtor desse tipo de proteína no mundo, conforme mostra o mais recente levantamento do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos.
A Companhia Nacional de Abastecimento do Brasil estima que os criadores locais vão entregar ao mercado interno 11 milhões de toneladas desse alimento em 2023. A quantia equivale a cerca de 50 quilos por habitante, ou seja, são 150 gramas para cada brasileiro por dia.
No Brasil, 65% da produção de carne frango se concentra na Região Sul. O Estado com a maior fatia é o Paraná, que responde por 35% dos abates nacionais.
Leia mais: “O Brasil vai alimentar o mundo”, entrevista concedida por Celso Moretti, presidente da Embrapa, para a Edição 103 da Revista Oeste
Será que é por causa do menor consumo por habitante devido as milhares de demissões?