publicidade
Agronegócio

USP: oferta em alta derruba preço da carne de frango

Levantamento foi realizado na maior região metropolitana do país

Foto: Shutterstock

De acordo com o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), o preço da carne de frango negociada no mercado atacadista da Grande São Paulo está caindo desde dezembro de 2022. Tradicional no setor de agronegócio, a instituição pertence à Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, da Universidade de São Paulo (USP).

O Cepea verificou que o preço de carne de frango na mais populosa região metropolitana do Brasil continua caindo em janeiro. Segundo o órgão, esse cenário é resultado da alta oferta para os consumidores domésticos. “Parte dos agentes do mercado atacadista relata dificuldades em manter as margens positivas”, informou em nota.

Receba nossas atualizações

Atualmente, o Brasil é o segundo maior produtor desse tipo de proteína no mundo, conforme mostra o mais recente levantamento do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos.

A Companhia Nacional de Abastecimento do Brasil estima que os criadores locais vão entregar ao mercado interno 11 milhões de toneladas desse alimento em 2023. A quantia equivale a cerca de 50 quilos por habitante, ou seja, são 150 gramas para cada brasileiro por dia.

No Brasil, 65% da produção de carne frango se concentra na Região Sul. O Estado com a maior fatia é o Paraná, que responde por 35% dos abates nacionais.

Leia mais: “O Brasil vai alimentar o mundo”, entrevista concedida por Celso Moretti, presidente da Embrapa, para a Edição 103 da Revista Oeste

1 comentário
  1. João Mário Antunes Pereira
    João Mário Antunes Pereira

    Será que é por causa do menor consumo por habitante devido as milhares de demissões?

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade