De acordo com uma nota publicada pelo Ministério da Saúde (MS) nesta quarta-feira, 13, o Brasil passou de 100 milhões de vacinados contra covid-19. “O número corresponde a 62,5% do público-alvo imunizado com as duas doses da vacina ou com o imunizante de dose única”, afirma a pasta no documento.
Leia também: “A evolução da doença no Brasil e no mundo”, painel de Oeste sobre a pandemia
“Caminhamos muito desde o início da campanha de vacinação, mas precisamos avançar ainda mais”, comentou o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga. “Por isso, convido todos os brasileiros que ainda não tomaram a segunda dose da vacina que voltem ao posto de vacinação para completar o esquema vacinal.”
O resultado leva em consideração dados coletados nos painéis mantidos pelos governos estaduais. Por essa razão, existe um delay de cerca de 8 milhões em comparação com a contagem oficial, feita na base do Programa Nacional de Imunizações (92 milhões).
Segundo o MS, mais de 300 milhões de doses da vacina para combater a doença já foram distribuídas. Até o mês de outubro, o governo federal aguarda a entrega da quantidade suficiente para outros 51,4 milhões de aplicações. Das novas remessas, “15,3 milhões da AstraZeneca e 36,1 milhões do imunizante da Pfizer”.