A cantora evangélica Fernanda Rodrigues de Oliveira, conhecida pelo nome artístico de Fernanda Ôliver, foi presa no dia 17 de agosto de 2023 por ter participado da série de protestos ocorridos em Brasília, em 8 de janeiro.
Num vídeo publicado por Fernanda nas redes socias, a cantora aparece incentivando os manifestantes presentes da Esplanada dos Ministérios. Respondendo à crítica de um internauta contrário à manifestação de Fernanda, a cantora disse: “Eu nem vou discutir com você; quanto mais você fala, mais eu cresço. Pode ficar à vontade, se achou graça pode rir, porque nós estamos no mesmo barco. Beijos!”. Confira abaixo:
De acordo com o portal G1, fontes ligadas à operação da Polícia Federal — que investiga os atos de 8 de janeiro — confirmaram que Fernanda passou a dividir cela com uma idosa e uma gestante.
Quem é Fernanda?
Nascida no município de Araguaçu, no Estado de Tocantins, no ano 1998, Fernanda Rodrigues mora atualmente em Goiânia. A cantora e compositora que fez relativo sucesso entre os evangélicos tem mais de 210 mil seguidores no Instagram. A mulher, que adotou o nome artístico de Fernanda Ôliver, passou a usar as suas redes sociais a fim de divulgar o seu trabalho como cantora.
No vídeo, que foi publicado na rede social Instagram, Fernanda pode ser vista trajando as cores da bandeira nacional sobre os ombros; e usando também diversos adereços nas cores verde e amarelo. No vídeo que circula pela internet, a cantora incentiva os manifestantes com palavras de ordem — mas há nenhuma orientação para os atos de violência.
Início precoce
De acordo com a própria cantora nas redes sociais, sua carreira na música gospel começou bastante cedo: aos três anos de idade. Com essa idade, Fernanda já participava de grandes festivais em sua cidade natal. Além da cantora gospel, outro mandado de prisão foi cumprido em Goiás pela Polícia Federal na operação Lesa Pátria. Também são cumpridos dois mandados de busca e apreensão no Estado.