(J.R. Guzzo, publicado no jornal O Estado de S. Paulo em 16 de outubro de 2022)
O cidadão brasileiro precisaria ter passado os últimos tempos vivendo fora do sistema solar para não se ver soterrado, 24 horas por dia, pela neurose em modo extremo do Supremo Tribunal Federal no seu combate de vida e morte contra as fake news. O fenômeno foi apresentado como o mais importante para a humanidade em geral desde a separação dos continentes – algo tão imenso que o STF abandonou o idioma oficial do Brasil em troca do inglês para falar do assunto, embora existam no português as palavras “notícia” e “falsa”, perfeitamente adequadas para descrever uma fake news. Desde o primeiro minuto, o conceito de que a autoridade pública estaria autorizada a definir quais são as notícias falsas, e quais são as verdadeiras, e a partir daí proibir ou permitir a sua publicação, tem funcionado como uma das aberrações mais malignas que já se inventaram contra a Constituição Federal e contra a liberdade. Agora ficou pior. Comprova-se que nunca houve a intenção honesta de limitar a circulação de informação falsa nenhuma. A questão, desde o começo, foi proibir a divulgação de notícias verdadeiras – ou, mais exatamente, as notícias que Lula e o PT não querem que ninguém publique.
É o que diz em despacho oficial o TSE, repartição pública que obedece ao Supremo, manda nas eleições e não existe em nenhuma democracia séria do mundo. O diário Gazeta do Povo, mais uma vez, e a produtora Brasil Paralelo, foram proibidos de divulgar notícias sobre o longo caso de amor político entre Lula e o ditador da Nicarágua, Daniel Ortega, ou os pontos de contato entre o ex-presidente e a corrupção. Por quê? O idílio de Lula com Ortega está provado em fotos, vídeos, declarações gravadas e até em notas oficiais do PT. E no caso da corrupção: quer dizer que não houve ligação pública entre Lula e a ladroagem? E a Lava Jato? E as confissões dos corruptos? E a devolução de dinheiro roubado? E as suas condenações na Justiça brasileira pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro? Bem, tudo isso é verdade, diz o TSE. Mas não pode ser publicado porque é “desordem informacional”.
Que diabo seria isso – “desordem informacional”? É uma invenção que não existe, e nunca existiu, em nenhuma doutrina jurídica do mundo. Segundo o ministro Alexandre de Moraes, trata-se de mais uma ameaça mortal para a democracia – “informações verdadeiras com conclusão falsa”, diz ele, e isso aí também precisa ser censurado. É uma barbaridade. Como o ministro e seus colegas dão a si próprios o direito de decretar que essa ou aquela conclusão é “falsa”? Que lei em vigor no Brasil lhes permite definir o que é a verdade? Desordem é isso.
Completando: O STF é um puxadinho do PT, sempre digo, dos 9 cachorrinhos para cada dedo do ladrão sem igual! ( A chatagem come solta ali).
Agradeço a Revista Oeste por existir. Não acredito nessesmeio de comunicação do GRUPO GLOBOLIXO. A Miriam Leitoa, sempre à toa, está falando com seus “AMIGOS DOS AMIGOS” que LULADRÃO foi o maior vencedor no debate. Gente desclassificada!
PARABÉNS À REVISTA OESTE POR TER EM SEUS QUADROS DE COLUNISTAS J.R.GUZZO, cuja envergadura, coragem, conhecimento e clareza, enaltecem a profissão.
O momento vivido no BRASIL exige que as pessoas conheçam o que está sendo tramado por um dos PODERES DA REPÚBLICA, que visivelmente torce por um candidato e seu partido, o que J.R. GUZZO faz com perfeição e sem rodeios.
Só o Bolsonaro pode reordenar o progresso no político STF.
Não há outra opção para quem quiser continuar vivendo sob o governo mais liberal do mundo.
Um Dops encomenda muita gente. Um SNI incomoda, incomoda muito mais. Uma KGB incomoda, incomoda, incomoda muito mais. Um TSE incomoda, incomoda, incomoda, incomoda muito mais. Dops, mais SNI, mais KGB, mas TSE, incomoda, incomoda, incomoda, incomoda, incomoda muito mais. Um Alexandre de Moraes, incomoda, incomoda, incomoda, incomoda, incomoda, incomoda, incomoda, incomoda, incomoda…….
O mundo jurídico internacional não enxerga que vivemos uma ditadura do judiciário?. O que falta para eles se manifestarem na ONU ou nas CORTES INTERNACIONAIS?
TSE UMA
VERGONHA, ESTÁ A SERVIÇO DO PT, DEVE SER EXTINTO ESSE ÓRGÃO..
Comunistas nunca se preocuparam com a realidade dos fatos. A única coisa que importa é emplacar a narrativa que ajude a tomar o poder.
Infelizmente estamos vivendo dentro do culto à mentira e a desonestidade jurídica. Até quando o povo brasileiro decente vai tolerar isso? Nunca disse isso antes.
Infelizmente estamos vivendo dentro do culto à mentira e a desonestidade jurídica. Até quando o povo brasileiro decente vai tolerar isso?