publicidade
Brasil

Arma do Ibama é encontrada com traficante associado ao Comando Vermelho

José Heliomar de Souza é apontado como o líder de uma organização criminosa em Rondônia

Arma do Ibama apreendida
A Polícia Federal apreendeu os materiais na casa de ex-servidor do Ibama | Foto: Divulgação/PF

Uma arma do acervo do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) foi encontrada com José Heliomar de Souza, associado ao Comando Vermelho. O objeto foi localizado pela polícia em 23 de janeiro.

Segundo o site Metrópoles, Heliomar é considerado líder de uma organização criminosa que inclui policiais, dedicada ao tráfico interestadual de drogas. A pistola estava sob responsabilidade de Nilson Tadeu Isola Lago Junior, ex-técnico do Ibama, que não a devolveu depois de sua demissão, em setembro de 2024. Ele é investigado por repassar a arma ao traficante.

Receba nossas atualizações

+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste

Em 23 de janeiro, durante uma operação na casa de Nilson Lago, em Porto Velho, a Polícia Federal (PF) apreendeu munições de uso restrito e materiais do Ibama, como uniforme e colete balístico. Foram confiscadas 68 munições de calibre 9 mm, 16 de calibre 12 e cinco de calibre .22.

Nilson foi preso por posse ilegal de munições, mas liberado depois de pagar fiança de R$ 15 mil. Em depoimento, confessou ser usuário de drogas e afirmou que as munições pertenciam ao Ibama.

O Ibama notificou Nilson administrativamente duas vezes para a devolução dos equipamentos. Diante da recusa, o órgão denunciou o caso à Polícia Federal e recorreu à Justiça para recuperar a arma.

PF encontra registro da arma do Ibama na casa do ex-servidor

Carteira do Ibama de Nilson Lago
Carteira do Ibama de Nilson Lago | Foto: Divulgação/PF

Nilson Lago deu versões conflitantes sobre a pistola encontrada com Heliomar. Ele afirmou que havia devolvido a arma ao Ibama. No entanto, a PF encontrou em sua casa o estojo, dois carregadores e o registro da arma.

A pistola foi descoberta durante a Operação Puritas, iniciada em novembro de 2024, que visava a desmantelar a organização criminosa liderada por Heliomar. A operação resultou na apreensão de outras armas e na prisão de policiais envolvidos.

Nilson também é investigado pelo sumiço de uma lancha e armas apreendidas de garimpeiros em dezembro de 2023, quando era chefe de fiscalização do Ibama em Rondônia.

José Heliomar, segundo a Polícia Federal, era responsável por cooptar policiais militares e rodoviários federais para traficar cocaína para várias regiões do Brasil. Entre os destinos estava o Comando Vermelho, em Fortaleza (CE).

A operação em novembro resultou na prisão de 15 pessoas, o que inclui policiais, sob acusação de participar da organização criminosa.

Leia também:

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.