A Força Aérea Brasileira (FAB) afirmou enfrentar “dificuldades logísticas” para fazer a distribuição de doações nas áreas do Rio Grande do Sul mais afetadas pela catástrofe. Segundo os militares, até agora, apenas 80 das 1,5 mil toneladas de itens arrecadados foram entregues no Estado, o que representa cerca de 5% do total.
Os problemas incluem a capacidade limitada de armazenamento na Base Aérea de Canoas, que não consegue acomodar a grande quantidade de doações recebidas. A distribuição dos itens também é dificultada pelos altos níveis de água ainda presentes em Porto Alegre e arredores, o que, de acordo com a FAB, complica o transporte e a entrega dos recursos nas áreas afetadas.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
Entrega das doações
Para centralizar e organizar melhor as doações, a campanha batizada de “Todos Unidos pelo Sul” estabeleceu bases principais no Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília.
As doações podem ser entregues diretamente nas bases aéreas do Galeão, de Brasília e de São Paulo, respectivamente, das 8h às 18h, sem necessidade de agendamento. A Aeronáutica destacou que a sugestão de doação prioritária é de itens não perecíveis.
Em Brasília, as doações ocupam dois hangares na Base Aérea, com montanhas de roupas, engradados de água, alimentos não perecíveis, papel higiênico e alimentos para animais. A distribuição desses itens ocorre conforme a urgência e a necessidade das regiões atingidas no Rio Grande do Sul.
Leia mais: “Tragédia no RS: número de municípios afetados pelas chuvas sobe para 431”
Esforços e operações de resgate
A distribuição de doações e o resgate de vítimas feitos pela FAB são realizados em parceria com outras Forças Armadas e órgãos de segurança do Estado.
Segundo informou a Aeronáutica, até a última atualização, 17 aeronaves estavam em operação, 1.023 militares foram mobilizados, e 1.838 pessoas e 210 animais haviam sido resgatados.
Além disso, 44 evacuações aeromédicas foram realizadas e 240,7 toneladas de material de apoio foram transportadas, incluindo um hospital de campanha, conforme divulgou a Aeronáutica.
Restauração de voos comerciais e planos futuros
A Aeronáutica disse que está coordenando com o Ministério de Portos e Aeroportos para restaurar os voos no Estado, com foco inicial em Canoas. As operações foram divididas em três fases.
Na quarta-feira 8, teve início a primeira fase, com uma parceria entre a FAB e a Azul Linhas Aéreas, para o envio de mantimentos arrecadados pela empresa.
No dia seguinte, entrou em operação a segunda fase. Quatro companhias aéreas realizaram voos humanitários com o envio de mantimentos e doações para as vítimas.
A expectativa é que a terceira fase das operações se inicie na próxima semana com o transporte de passageiros. Os primeiros deverão ser os gaúchos que estão fora do Estado e os turistas presos no Rio Grande do Sul devido às chuvas.
Leia também: “Israel pretende enviar máquinas que produzem água potável para o RS”
Incompetentes e inúteis.
Para levar parasitas da máquina pública para passear eles sempre estão de prontidão.
O PIORde TUDO é que a esmagadora MAIORIA da população DIZ NAO NAO NAO e esses SOÇAS da Nova Republica diz SIM SIM SIM fraudando as eleições… CADÊ o XANDÃO!?!?
CADÊ o Elon Musk que ia liberar todos os cancelados do X !?
a bruxa de blair do tse golpista vai dar sequencia em novas fraudes eleitoral nesse ano em cidades estratégicas.. ATÉ quando 80% dos eleitores vão Dizer NÃO e essa classe de socialistas comunistas vão mudar leis e fraudar eleições !?!?
Esses caras nunca entraram em guerra REAL, so ficam fazendo exercícios militares em lagos sem ondas ou mares das hidrelétricas… quando aparece um real “exercicio” de zona de guerra… ficamos surpreendidos pelo chororo desses comandantes ptralhas … tá nublado, tá ventando, tá chovendo, a maré tá alta, as ondas estao fortes, o terreno tá pantanoso, tá frio, … o carro esta limpo..nao quero sujar acima dos pneus…GENTE!? esses caras na ukrania seriam dizimados… MINTO!! seriam facilmente capturados e iam comer todas as provisões do inimigo nos campos de prisioneiros… partindo do pressuposto que os russos iriam cumprir os ditames da convenção de genebra kkkkkkkkk VERGOLHA Viu!!!
kkkkk vcs esperavam o que dessa “arma” dessa força, cuja maioria são SOÇAS adeptos de stat treek ?? kkkkkkk se o exercito e a maringa estao dominados em seus alti co andis por covardes soças… e isso reflete em toda tropa… a aeronáutica é a unica que 90% de seu efetivo é bumbum guloso Woke
Para levar o casal bandido para passear, “elxs” estão sempre de prontidão.! Meu Deus, abençoe nosso Brasil. Como este desgoverno conseguiu acabar com tudo, incluindo as FFAA! Mas o brasileiro verdadeiro não sucumbirá. Deus abençoe a todos!
Que lastima, infelizmente o povo esta vendo a verdadeira faceta das Forças Armadas socialistas comunistas.
Carta de um Brigadeiro.
Nunca mais se diga que nossas Forças Armadas nunca perderam uma guerra!
Hoje perdemos a maior delas!
Perdemos nossa Coragem!
Perdemos nossa Honra!
Perdemos nossa Lealdade!
Não cumprimos com o nosso Dever!
Perdemos a nossa Pátria!
Eu estou com vergonha de ser militar!
Vergonha de ver que tudo aquilo pelo qual jurei, trabalhei e lutei, foi traído por militares fracos, desleais e covardes, que fugiram do combate, preferindo apoiar quem sempre nos agrediu, sempre nos desrespeitou, sempre nos humilhou e sempre se vangloriou disso, e que ainda brada por aí que não nos quer em sua escolta, por não confiar nos militares das Forças Armadas, e que estas devem ser “colocadas em seu devido lugar”.
Militares que traíram seu próprio povo, que clamou pela nossa ajuda e que não foi atendido, por estarem os militares da ativa preocupados somente com o seu umbigo, e não com o povo a quem juraram proteger!
Fomos reduzidos a pó. Viramos farelo.
Seremos atacados cruelmente e, se reagirmos somente depois disso, estaremos fazendo apenas em causa própria, o que só irá piorar ainda mais as coisas.
Joguem todas as nossas canções no lixo!
A partir de hoje, só representam mentiras!
Como disse Churchill:
“Entre a guerra e a vergonha, escolhemos a vergonha.”
E agora teremos a vergonha e a guerra que se seguirá inevitavelmente.
A guerra seguirá com o povo, com os indígenas, com os caminhoneiros, com o Agronegócio. Todos verão os militares como traidores.
Segmentos militares certamente os apoiarão. Eu inclusive.
Generais não serão mais representantes de suas tropas.
Perderão o respeito dos honestos.
As tropas se insubordinarão, e com toda razão.
Os generais pagarão caro por essa deslealdade.
Esconderam sua covardia, dizendo não ter havido fraude nas urnas.
Oras! O Exército é que não conseguiu identificar a fraude!
Mas outros, civis, conseguiram!
A vaidade prevaleceu no Exército e no seu Centro de Guerra Cibernética. Não foram, mais uma vez, humildes o suficiente para reconhecer suas falhas. Prevaleceu o marketing e a defesa de sua imagem. Perderam, Manés!
E o que dizer da parcialidade escancarada do TSE e do STF, que além de privilegiarem um candidato, acabam por prender inconstitucionalmente políticos, jornalistas, indígenas, humoristas e mesmo pessoas comuns, simplesmente por apoiar temas de direita, sem sequer lhes informar o crime cometido ou oportunidade de defesa? Isso não conta? Isso não aconteceu?
E a intromissão em assuntos do Executivo e do Legislativo?
Isso também não aconteceu?
Onde está a defesa dos poderes constitucionais?
Onde estão aqueles que bradaram que não bateriam continência a um ladrão?
Será que os generais são incapazes de enxergar que, validando esta eleição, mesmo com o descumprimento de ordem de entrega dos códigos-fonte, valida-se também esse mesmo método, não só para todas as próximas eleições, para o que quer que seja, perpetuando a bandidagem no poder, assim como corrompendo futuros plebiscitos e decisões populares para aprovar/reprovar qualquer grande projeto de interesse da criminalidade?
NÃO HAVERÁ MAIS ELEIÇÕES HONESTAS!
A bandidagem governará impune, e as Forças Armadas, assim como já ocorre com a Polícia Federal, serão vistas como cães de guarda que asseguram o governo ditatorial.
O povo nunca perdoou os traidores nem os burros.
Não vai ser agora que irão.
Ah, sim, generais:
Entrarão para a História!
Pela mesma porta que entrou Calabar.
QUE VERGONHA!
Assina:
Brigadeiro Eduardo Serra Negra Camerini
E viva a Bananalandia!!!!
Países vizinhos, se quiserem invadir e anexar territórios brasileiros não terão nenhuma resistência, essas FFAA são uma piada. Não são capazes de transportar donativos, imagina transportar tropas, munições, suprimentos em um conflito. Vergonhoso não tem outra definição.
A tragédia trouxe à tona a ineficiência e sucateamento das Forças Armadas, que vem ocorrendo desde a ocupação do poder pelos civis, após a dita “redemocratização”, ou melhor falando, socialização do regime politico administrativo da Nação! Inclusive, esses comandantes que estão agora no poder, em sua maioria, todos foram promovidos por governos corruptos, comunistas, portanto, estamos agora pagando o preço de nossa alienação nos assuntos de interesse nacional.
Perfeito.
DIsse tudo
Entendemos perfeitamente. A Aeronáltica tem como função o transporte ministros e aspones, auxílio em tragédia é coisa nova.
Análise perfeita!
Magina exercito, marinha, e aeronáutica em uma guerra. Estaríamos em maus lençóis. Só servem mesmo para lamber botas do governante d pintar mei-fio.