A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) multou a concessionária responsável pelo Aeroporto Internacional de Guarulhos (GRU) em R$ 765,7 mil por irregularidades na prestação de serviço aos passageiros. A decisão foi divulgada nesta quarta-feira, 3.
De acordo com a Anac, a punição corresponde ao descumprimento da disponibilidade de atendimento mínimo de passageiros em horários de pico entre junho de 2018 e maio de 2019. Segundo o comunicado, a falta de suporte elevou o tempo de espera dos viajantes em filas de embarque e inspeção.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
“No mesmo processo, a concessionária também foi multada em R$ 836,7 mil por descumprir o nível mínimo de atendimento de passageiros em embarques internacionais”, declarou a agência. “Essa multa, no entanto, já foi paga pela concessionária.”
Atualmente existem sete processos em tramitação na Anac contra infrações cometidas pela concessionária de Guarulhos por não cumprir o contrato. Todas as ações foram abertas entre 2018 e 2022 e são referentes à má prestação de serviços aos clientes. Confira as infrações:
- Relação preço-qualidade do estacionamento;
- Distância de caminhada no terminal;
- Limpeza dos banheiros;
- Relação preço-qualidade dos restaurantes; e
- Não atendimento de níveis mínimos a passageiros em sala de embarque e em terminais de passageiros.
Veja os números do Aeroporto de Guarulhos em 2024
O Aeroporto Internacional de Guarulhos é um dos principais locais de embarque e desembarque de turistas no mundo. Em janeiro de 2024, recebeu 17.712 pousos e decolagens domésticos e 6.587 internacionais. Somando os dois tipos de embarque, houve 3,8 milhões de passageiros.
Em fevereiro, houve uma leve diminuição na movimentação doméstica, totalizando 15.432 pousos e decolagens. Os internacionais também sofreram uma leve queda, com 6.069 no total. A soma de passageiros do mês de fevereiro foi de 3,2 milhões.
No primeiro bimestre de 2024 foram:
- 33.144 pousos e decolagens domésticos;
- 12.656 pousos e decolagens internacionais;
- 4,4 milhões de passageiros domésticos; e
- 2,5 milhões de passageiros internacionais.
Leia mais: “Polícia prende dupla de fugitivos do Presídio Federal de Mossoró”
Gabriel de Souza é estagiário da Revista Oeste em São Paulo. Sob supervisão de Edilson Salgueiro