O Aeroporto Internacional de Guarulhos recebeu nesta semana um dos três trens que vão integrar o serviço gratuito de aeromóvel no local, informou o jornal O Estado de S. Paulo.
As operações vão conectar a Linha 13-Jade da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) aos terminais de passageiros. Fazem parte do sistema chamado de People Mover, que está sendo implementado pelo consórcio AeroGRU.
Leia mais: Leilão do trem que ligará São Paulo a Campinas tem um vencedor
Depois de ser içado para os trilhos com um guindaste na sexta-feira 15, o trem, que é o primeiro veículo a ser apresentado, passará por testes e certificações de segurança.
A GRU Airport, concessionária que administra o terminal, diz que a previsão é que o serviço fique disponível para usuários ainda neste ano. Dentro do projeto, também serão implementadas melhorias no próprio aeroporto que custarão um total de R$ 2 bilhões.
Não foi definido, porém um prazo exato para a inauguração do aeromóvel, já que, segundo a empresa, “informações operacionais serão divulgadas ao final das obras”. O Ministério de Portos e Aeroportos havia anunciado nas redes sociais a chegada do trem ainda no primeiro semestre.
Leia mais: “Trem São Paulo-Campinas terá projeto iniciado no fim do mês e será o mais veloz do país”
A capacidade prevista, segundo o Estadão, é de 2 mil usuários por hora em cada direção. O tempo de viagem e de espera será de seis minutos. “É um transporte rápido, seguro e sustentável para os passageiros, trabalhadores e usuários do aeroporto”, observou o ministério.
Veículo é movimentado por pressão controlada
Assim que for implementado, o People Mover vai substituir os atuais ônibus gratuitos que fazem o trajeto entre os terminais por terra.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
O sistema vai funcionar em via elevada exclusiva, com uma tecnologia baseada na propulsão pneumática.
O veículo é movimentado por pressão controlada. No projeto, estão previstas uma estação em cada um dos três terminais de passageiros do aeroporto e uma estação na CPTM.
Ou seja, essa ligação do aermóvel com a linha de trens é o mesmo que colocar piscina na favela.
Os passageiros de voos nacionais e principalmente internacionais sairão do aeroporto carregados de malas de 23 kg, mais a bagagem de mão (10kg), além dos objetos pessoais, para entrar nos trens superlotados e descer na Estacão da Luz. É VERGONHOSO
O aeroporto de Guarulhos faz parte de poucos no mundo que não tem metrô. Coisa típica de planejamento mal feito e das maracutaias ocorridas nos governos do Chuchú, hoje lambedor de saco do Carniça Maldito.